quinta-feira, 5 de março de 2009

Moda ecologicamente correta

MODA ECOLOGICAMENTE CORRETA
Por Rachel Quadros

Palavras Chaves:
Área: Meio Ambiente e moda

Com a ameaça da escassez dos recursos naturais, sendo olhado para alternativas de forma que o desenvolvimento socioeconômico seja baseado numa filosofia de sustentabilidade e com o impacto da seção industrial em a deterioração ambiental é significante, atualmente é fundamental que os efeitos do processo produtivo no ambiente e as necessidades desses efeitos sejam consideradas na economia, principalmente no setor têxtil, seja de tecnologia do desenvolvimento de novas fibras à confecção propriamente dita, que atualmente é um setor de destaque na economia brasileira, tanto como produto de exportação. A introdução do capital natural na análise econômica, se faz necessário como os custos da degradação ambiental e do consumo de recursos naturais, eles não foram acrescentados aos processos produtivos, enquanto sendo avaliado os fluxos de ações naturais e contribuindo à definição de uma balança ecologicamente correta à economia. Assim, pretende resgatar na criação de novos produtos de moda a necessidade de transmitir valores ligados a consciência ecológica.

É necessário elaborar projetos com desenvolvimento sustentável, que atinjam não somente os consumidores/clientes do produto, mas que seu impacto seja global, pensando nesta questão é de primordial função mostrar que a indústria da moda em todo seu contexto e com toda sua atual participação no mercado mundial tem papel fundamental em conscientização com aspectos ecológicos, também pode através de sus frívolas e cíclicas tendências aplicar práticas com esta linha de pensamento.

No Brasil pode-se mostrar esta categoria implementada no setor industrial, a Rhodia-ster está lançando, em parceria com a Santista e a M.Officer, o Projeto Alya ECO, uma iniciativa envolvendo empresas líderes nos seus segmentos, que vai colocar no mercado brasileiro a primeira coleção exclusiva de jeans produzido com a fibra Alya ECO feito de PET reciclado, misturada com fibra de algodão também reciclado, um exemplo ilustrativo que transmite a consciência ecológica aliada ao poder da moda com produto e as inovações tecnológicas suprimida pelos recursos renováveis aplicados ao Ecodesign (desenha produtos para a indústria, levando em consideração a funcionalidade, manuseio e sistema, buscando maximizar o reaproveitamento do material). Já estão no mercado tecidos que poucos conhecem a procedência. Para não ser pego desprevenido, é fundamental conhecê-los de perto e se beneficiar do conforto que oferecem o Tencel é também uma nova fibra de celulose natural, como o objetivo, de utilizar processo que emprega agente reciclável e não tóxicos. Sendo uma fibra natural, é biodegradável.

Outros, importantes designers de nome internacional, aplicam o mesmo diferencial são Paco Rabbane, o arquiteto da moda, que utiliza materiais alternativos e reciclados e tranforma-os em conceito, assim como Issey Miyake, que cria e inova a tecnologia das fibras têxteis aliando a ecologia com a moda.


À esquerda Atomium Bruxelles Dress (1999) de Paco Rabanne , à direita peças da série Starburst (1998) em alumínio e algodão de Issey Miyake. Fonte:-ARCDESIGN, São Paulo, 2000, Edição 20 (semestral), “A força do Alumínio”, por diretor de redação.

O próprio estilo e o modo como se encara uma filosofia de vida influencia diretamente na moda, explicito é o caso da década de sessenta e setenta por exemplo, os hippies eram os que mais se preocupavam com a preservação do meio-ambiente., para escapar da poluição e do stress das cidades, criaram as comunidades alternativas, que eles organizavam em espécies de fazendas localizadas em áreas menos poluídas. Essas comunidades alternativas foram moda na segunda metade dos anos 60 e nos anos 70.



A moda atualmente requer a possibilidade de tornar-se uma indústria com potencial Ecoeficiente: reduzindo, reutilizando e reciclando, preocupando-se com a conservação dos recursos naturais e minimização de impactos ambientais. A introdução de tecnologias gerando menos resíduos, portanto menos desperdício, é uma ferramenta para amenizar os impactos ambientais.

O que pode-se destacar neste momento, é o uso da moda orgânica em alta, em que todos os processos que envolvem o desenvolvimento de produto são totalmente ecologicamente corretos, desde a extração de uma matéria-prima de recursos renováveis até o seu processo de transformação, bem como o cuidado com a água, no processo de tecelagem, estamparia com pigmentos naturais, exemplos desta perpectiva são tecidos provenientes de fibras como: soja, milho, cânhamo, coco, bambu e algodão orgânico:

Fibra de bambu



Fibra de coco

fibra de soja


Fibra de milho

Com a constatação de que a moda exerce poder intangível sobre seus consumidores, por que não utilizar destes artifícios para demonstrar a necessidade de evidenciar a importância de aliar todos os processos a esta perspectiva de preservação do meio ambiente partindo desde a idealização de um projeto até sua concepção como produto acabado e inutilizado.
"ser consciente é respeitar o meio em que vivemos de forma limpa e saudável: adote os conceitos da a Moda orgânica".

O adequado gerenciamento ambiental é necessário para garantir que a degradação da natureza e conseqüente decadência da qualidade de vida, tanto nas cidades como no campo, parem de ocorrer. E que a necessidade de se produzir seja compatível com a necessidade de se preservar o meio ambiente (Carneiro, 1993).

Este texto foi elaborado a partir da leitura de CARNEIRO, J. M. B., MAGYAR, A. L., GRANJA, S. I. B. (1993). Meio ambiente, empresário e governo: conflitos ou parceria?. Revista de
Administração de Empresas, São Paulo, Abril.

Um comentário:

  1. Tenha estilo,viva fashion ,A moda marca,mas é passageira,o estilo permanece,e com ele a natureza agradece!(3/7/2010).

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação