segunda-feira, 2 de março de 2009

Bureaux de moda Catarinense: Realidade no Oeste
Oh Flamia by Suzana Pimentel
Por Rachel Quadros

A proposta do site oh flamia representa toda a magnitude das macrotendências que influenciam o Mercado da moda em todos os seus segmentos projetados para a realidade de criação brasileira.

Analisar macro tendências é analisar os aspectos de comportamento de consumo, projetados em longo prazo. Para fazer esta analise os designers do Oh Flamia! estão localizados estrategicamente em pontos de pesquisa para resgatar todos os conceitos adotados como referencia de tendência para produtos de moda no site.
As pesquisas de macrotendencia foram analisadas sobre a perspectiva do melhor e maior site de pesquisa comportamental de consumo mundial: WGSN: Wordl Global Style Network.
A proposta deste buerau é a criação de um estúdio de pesquisa em moda para Santa Catarina. Para elaborar esta proposta a criatividade é bem mais que uma característica é uma visão de vida, uma forma de ver e também de assumir um papel dentro, é estado de espírito, é um estilo de vida na criação para o Estúdio Bureau Oh Flamia!.

Desenvolver um estúdio de pesquisa e criação de moda para a região oeste de Santa Catarina é um desafio, que é o real sentido deste trabalho. Para tanto, utilizou-se como base de pesquisa a empresa PARAMALHAS por ser conceituada no segmento de moda do setor de maquinários para malharia retilínea, bem como representa uma das maiores empresas referentes à conceito de tendência de pesquisa de moda. A partir do crescimento da atividade profissional em design de moda na região Oeste de Santa Catarina, bem como da presença de instituições de ensino que oferecem o curso de Bacharel em design com habilitação em Moda e da consolidação de um referencial teórico e de uma massa crítica de conhecimento científico, métodos de pesquisa estão sendo explorados. Observando a carência de fonte seguras e principalmente a necessidade de deslocamento para grandes centros e capitais em busca de material de pesquisa de tendência focando a macrotendência no seu sentido conceitual e comercial, percebeu-se a necessidade de criar um espaço para pesquisa e criação de moda priorizando principalmente a região oeste de Santa Catarina, com informações atualizadas em virtude do calendário que o ciclo da moda exige, antecipação de conceitos de formas, cores, texturas, temas e comportamento. Para facilitar o processo de comunicabilidade optou-se por construir um espaço físico bem como um espaço virtual para pesquisa, ambos nomeados Oh Flamia! Um estúdio bureau que apresenta através de painéis imagéticos ou semânticos a visão conceitual de um novo estilo de comportamento de consumo projetado para o mundo da moda. Essa proposta é direcionada principalmente à empresas têxteis de confecção da região oeste de Santa Catarina, e ás instituições de ensino que formam profissionais para o mercado de trabalho que necessitam de uma ferramenta que auxiliem na etapa de pesquisa de tendência, todavia alguns nichos de mercados diferenciados do mercado da moda possam ser aplicados nesta proposta ou em outras habilitações do design e no mercado profissional.
A linguaguem do Oh Flamia é lírica e poética, encanta a mente do criador que enaltece sua alma inspiradora em imagens conceituais, desconstruida e construidas na idealização de 5 sub-temas arrebatadoras de uma riqueza intangível de cores, formas, texturas, silhuetas e linhas.

Delírio de horizontalidade do pensamento criativo para o designer de moda, que busca a pesquisa de moda em excelência.



Captar e compreender a linguaguem da moda em forma de macrotendência é trabalho de pessoas sensíveis e perceptíveis as sensibilidade emergentes no panorama de tendencias de comportamento de consumo. O coolhunter é dono de um olhar único e inspiracional para os designers de moda, é a base daquele que projeta o que será desejado numa base de 8 á 10 anos de antecedência.

Além de formatação conceitual em forma de imagens o coolhunter procura realizar o trabalho de produção de moda junto a sua equipe elaborando a realidade dos conceitos de macrotendência em produto de moda.

Palavras-chaves: comportamento, tendência e moda.
endereço do site:www.ohflamia.com.br
Parceiros de produção: Lendro Sherer (produção de moda), Winston Produções (fotografia), AOÊ ESTÚDIO DESIGN, MG interativa (design multimídia e gráfico), Paramalhas.

À minha grande amiga Suzana Pimentel única e indescritívelmente maravilhosa
"O que pode ser visto o inconsciente projeta no seu âmago a construção do irreal em real."
Suzana Pimentel by Rachel Quadros

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