terça-feira, 17 de março de 2009

Ah!! O inverno está chegando

Ah!! O inverno vai chegar divertido, rebuscado, detalhado,
elegante e sofisticado
Por Rachel Quadros


Características do século XXI como o stress do dia a dia e a falta de tempo para o relax, provoca a sensação de isolamento e distanciamento é por isso que o inverno, 2009 nos reporta a épocas mais tranquilas, como as décadas de 20, 40 e 50, onde a classe a elegância eram altamente preservadas.
O Inverno 2009 não busca inspiração nas diferenças, parte do princípio de que não há equilíbrio sem extremos, e que não existe individualidade sem dualidade. nas relações estabelecidas: entre: pesado X leve, brilho X opaco, sofisticado X rústico.
Cinco temas que influenciam diretamente nas criações dos designers de moda: romantismo, sofisticação, futurismo, medieval, etnia.
O Romantismo do campo aparece de forma obscura e sedutora, ambiente dark e sensual, são característicos desse tema as peças esvoaçantes junto à calças mais justas e estruturadas.
A sofisticação é o retorno aos anos 40 e 50 como predomínio do estilo inglês, e um toque de glamour da aristocracia norte americana, com cores escuras, e artigos mais estruturados: como laços, laçarotes, jabôs, plissados.
Elementos masculinos para o gosto feminino incorporam os princípios da alfaiataria, do militar aos macacões de trabalho, passando pelos esportivos e pelo símbolo máximo do universo do homem: o terno.
Do guarda-roupa masculino peças saltam, mas da maneira mais feminina possível, pensada para o corpo das mulheres, como: ternos, calças de alfaiataria e blazers ganham suas versões delicadas e aparecem com peso certo para a mulher moderna.
Nessa tendência o que volta à cena, é a expressão feminina e charmosa bem ao estilo dos anos 40. A silhueta é ajustada ao corpo, em interpretações frescas, para um repertório sóbrio.
O futurismo é renascido das décadas de 60 e 70 ícones desse período como Lou Red e Andy Warhool, destacam-se pelo surrealismo e psicodelia, traduzidos para o inverno em peças com volume, como calças flare ou as extremamente justas como as shinny. Para compor o look, as peças metalizadas lembrando dancing days aparecem em jaquetas esportivas, blusas e denim.
Expectativas do futuro aparecem de maneira lúdica e divertida, com os anos 70, junto ao imaginário de um futuro robótico são influências das coleções outono inverno 2009.
A etnia representa o tema militar muito forte em reflexo da situação instável e conturbada no Oriente Médio. Em busca da paz, do retorno à cidade natal e a calmaria a etnia aparece para equilibrar esse tema, casacos e jaquetas pesadas são adornados com vieses bordados e coloridos.
Referências culturais são misturadas em uma salada de estampas e materiais sintéticos e naturais. Tendência que se abre para os contrastes entre materiais naturais e sintéticos, padronagens étnicas e elementos de montaria entre tantas outras influências.
Há poucos limites para o estilo, caracterizado pelo styling jovem e contemporâneo, sustentado pela justaposição de peças aparentemente desconectadas entre si.
Mistura insólita de tecnologia e primitivismo com toques sociais.


O medieval é inspirado nas roupas bárbaras e nas proteções e tapeçarias da nobreza, este tema reflete a busca pela proteção, ou fuga para o mundo de sonho renascentista, ornamentado, com mais liberdade de criação e ascensão burguesa. No século XXI, o tem a medieval é traduzido em peças metalizadas, detalhes em couro e argolas, looks total black (chiquérrimo). Característica marcante é a cintura marcada por acessórios como cinturões.


Entre as novidades está a linha dos silks, próprios para a alfaiataria e ideais para peças com volumes, drapeados e pregas. Eles apresentam um toque sedoso e com brilho, proporcionado pelo acabamento tecnológico.
A modelagem é mais relaxada, trazendo tons de cinza-chumbo misturado a cores suaves. Ternos ou apenas calças são confeccionadas em lã e podem ganhar detalhes de leves padrões xadrezes.
O estilo urbano é traduzido em peças de aspecto desgastado recebem modelagem rente ao corpo nessa tendência. Para acompanhar as calças justas, coturnos e botas são utilizados com jaquetas pesadas.
O estilo sport-Chic entra no inverno 2009 com um olhar no futuro, o sportswear é associado à tecnologia de materiais e à funcionalidade conseqüente do estilo esportivo. Entre tecidos leves, lustrosos e de cores vivas, o estilo aparece junto a peças formais, como calças de alfaiataria. No campo da funcionalidade, é visível a praticidade e fit perfeito, promovendo uma nova relação entre o corpo e a roupa. Plásticos, nylons e materiais de aspecto encerado e brilhante trazem mais glamour ao activewear, deslocando looks esportivos para contextos elegantes. Blusões em tecido plano, jaquetas em tecidos tecnológicos e cores vivas são intercaladas com calças estilo alfaiataria, sapatos formais e tênis esportivos
A gama de tecidos é rebuscada e detalhada entre: xadrezes, enrugados, drapeados, matelassê, peles, crepe, mousseline, chifon, leves esvoaçantes e, plissados, o efeito é a desestruturação, o volume e a assimetria.

O inverno é divertido, rebuscado, detalhado, elegante e sofisticado. Busque sua identidade.

"Não seja vítima da moda, aproveite as tendências para que elas possam lhe fazer compreender-se." Rachel Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação