Por Rachel Quadros
São infinitas as maneiras de convivermos com o que nos cerca, podemos simplismente OLHAR SEM VER, ESCUTAR SEM OUVIR, podemos ver sem observar e podemos observar a ponto de termos nossa curiosidade despertada sobre determinado elemento.
Vejo muitas criações, porém aquelas que despertam o fascínio são aquelas que através do olhar sapiencial do designer criam detalhes tão mestrais que evoluem o mundo do design de superfície e da criação de moda.
Assim como Walter Rodrigues, acredito piamente que DEUS ESTÁ NOS DETALHES, sua simplicidade e sua humildade lhe faz observar o mundo com muito mais apreço o que lhe faz desprender-se de pré-conceitos o que impede de tornar seu potencial criativo bloqueado, sua capacidade criativa se torna INDISCUTIVELMENTE MAGISTRAL.
Em uma de suas infinitas e magníficas coleções Walter nos faz viajar pelo seu talento em ver a moda como arte de vestir de forma bela, buscando formas e texturas inusitadas obtidas pela maneira como ele vê a vida: simples porém detalhadamente apreciada.
Em 2009 Walter nos proporcionou uma viagem a China sob a óptica de Audrey Hepburn, com seu olhar apurado surpreendeu: simplicidade sem ser simplório, o que nos faz realmente acreditar que Deus está nos detalhes.
"Os itens mais insignificantes para alguns, para outros podem provocar idéias, talvez detalhes interessantes podem ser baseados na forma como vemos as coisas com nosso apetite visual."
Dica imprescindível:
A literatura nos permite entrar em um mundo fantástico, ler é fundamental e imprescindível, para o pesquisador de moda, sedento pela sede do saber, recomendo o livro Fundamentos do Design de Moda, para todos aqueles que queiram compreender o fascinante mundo do design de moda através da viagem literária de Richard Sorger e Jenny Udale, que retratam além de muitas questões primordiais sobre o design de moda, ressalta em um desterminado momento exatamente a questão dos detalhes como grande responsável por tornar uma idéia de priore simples, mas com um olhar mais ampliado inovadora:
___________________________________________________________
Deus está nos detalhes
Texto e imagens retirado do livro Fundamentos de Design de Moda
Por Richard Sorger & Jenny Udale
Uma roupa pode ter uma silhueta fantástica e uma boa linha mas, desprovida de detalhes pode parecer amadora e mal-cabada. Roupas sem detalhe pode funcionar na passarela mas, não sobreviverão a um exame minuncioso - por exemplo, na arara de uma loja os detalhes na roupa são muitas vezes decisivos ao convencer alguém a comprá-la. O detalhe é especialmente importante na roupa masculina onde silhueta, linha, tecido e estampa estravagante podem afastar uma clientela em geral consevadora.
Detalhes são considerações práticas: que fecho escolher, que tipo de bolso e a quantidade de pesponto. O emprego inteligente do detalhe também pode ser utilizado para dar uma identidade única, uma assinatura à uma coleção de roupas. Cortar o bolso de um determinado modo, utlizar um adorno de uma parte da roupa, o acabamento de um arremate ajudam a diferenciar as roupas de um designer.
Os tipos de bolsos e fechos podem soar um pouco banais, mas escolhê-los não é como comprar itens de catálogo. Embora um bolso tenha uma função comum ( e o conceito é fixo), não significa que tenha de ser feito sem originalidade. Há regras sobre os aspectos de certos bolsos e como são feitos, mas essas noções podem ser distorcidas e reinventadas. As regras da moda são feitas para serem quebradas.
1. Casaco de mágico dos designers britânicos Boudicca da coleção outono inverno 2005. A frente tem uma lapela pois falsa que foi costurada. Os punhos são listrados com pesponto, assim como os pequenos recortes circulares nos ombros. A linha do círculos em franjas dá o efeito de epaulettes (gragana).
2.Camisa Explode Pocket e Jaqueta Pocket Oni, primavera verão 2005, todos da Bouticca. Tanto a camisa quanto a jaqueta tem bolsos suspensos. A camisa tem um colarinho explodido e a jaqueta tem múltipas aberturas atrás das mangas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação