domingo, 15 de março de 2009

Design versus Moda

Design versus Moda
Por Rachel Quadros

O desenvolvimento de qualquer produto se dá em primeiro lugar pela pesquisa histórica relacionada a ele, de maneira que possamos entender seus usos e costumes, determinar o estado da técnica, e interagir de forma a criar novas demandas, novos usos e novos simbolismos”. Dorotéia Pires

Design é uma palavra inglesa que em latim significa designar. Em português, projeto, plano, propósito. Popularmente está associado às formas dos produtos, mas em seu sentido mais amplo, conceituar a atividade de design é uma tarefa difícil quando se pretende abordar o design em toda sua plenitude, pois, esta é uma atividade em constante mudança e transformação.

O verdadeiro design não surge no universo da espontaneidade, mas na disciplina e na pesquisa. Pode-se citar que o design se desenvolve por meio de um processo, de um meio, um método que pode ou não ser linear, de acordo com as necessidades projetadas na nova idéia, muitos autores já refletiram e desenvolveram seus métodos projetuais de design como Mike Baxter, Bruno Munari e Löbach, ambos definem o design como projética, com base em planejamento processual de etapas interrelacionadas, abaixo segue modelo de uma das metodologias mais utilizadas MD3E (Método de desdobramento em 3 etapas) do autor Flávio Santos (coordenador curso de design Univali)

“...as regras do método não bloqueiam a personalidade do projetista mas, pelo contrário, estimulam-no a descobrir coisas que, eventualmente, poderão ser úteis também aos outros.....
....criatividade não significa improvisação sem método.” Bruno Munari

O design tem se transformado nos principais diferenciais que um produto ou empresa de moda pode ter, gerando vantagens competitivas, valores agregados e melhor posicionamento de produtos e marcas com relação aos seus competidores no mercado. As empresas geralmente focam seus programas e processos de qualidade nos aspectos gerenciais, administrativos, produtivos, de atendimento e retenção de clientes, fazendo com que o design fique restrito ao desenvolvimento dos aspectos formais de modo a torná-lo atraente, dentro de características pré-estabelecidas.

“...o design deve somar a personalidade da empresa com a personalidade do designer”...Mauro Lipparini

A palavra chave para definir o desenvolvimento de novos produtos de moda não consente somente em agregar valores ao produto, mas transformar estes valores perceptíveis aos olhos dos seus clientes, e isso dependerá diretamente a conectividade dos responsáveis pela criação do produto, para com as necessidades que o mercado oferece. A globalização influência o dia-a-dia, obrigando a se criar meios de atender tais exigências, gerando a praticidade de novos modelos. A tendência mundial no que se refere ao design de moda é a simplificação, transpor conceitos de maximização à minimização , a fim de não agredir o contexto social.

Entender o que é um produto de moda facilita a compreensão da responsabilidade de um designer de moda:
.......................o produto de moda embala um corpo que...



•sente,
•se emociona,
•se movimenta,
•sua,
•sente frio,
•sente calor,
•que namora,
•que come,
•que corre riscos,
•que adoece,
•que brinca,
•que trabalha,
•que morre....

Repensar a forma de fazer design de moda é:
•Relacionar estudos sobre cores, formas materiais , anatomia do corpo integrando aos conceitos de estética, ergonomia e valores culturais e sociais.
Ainda hoje, os consumidores necessitam e desejam sempre novos produtos, manifestam exigências sobre os aspectos de função de uso: técnicas, ergonomias, formais (gestalt) e psicológicas (belo, luxo, status, fetiche, identificação, coleção, mistério, posse, ciúme).

Os consumidores buscam pela individualidade, pela série restrita. Moda, como já provara Baudrillard, portanto, tem uma dinâmica psicológica.

Designers têm como missão criar sob novos paradigmas, incluir em seus produtos a aplicação de uma visão humanística, cultual e psicológica, como fatores de diferenciação, para a geração de alternativas projetuais e, assim, agregar valor ao abjeto. Os designers devem verificar o que significa o belo, o luxo. Devem analisar o porquê da necessidade de status, do culto ou do fetiche de certos objetos; do ciúme e da posse, do mistério e do segredo no lançamento de novas coleções.

"A mais bela coisa que podemos experimentar é o mistério, pois esse é a origem de toda a arte e ciência verdadeira. Albert Einstein
Fazer design de moda é um mistério....
Mas que delícia desvendar um mistério...

Um comentário:

  1. olá prof raquel....o site esta lindo, deslumbrante, estou muito feliz em veer a moda ganhando seu espaço, parabéns o site esta lindo mesmo e não poderia estar melhor tendo você como chave principal deste acontecimento...parabéns mesmo, me orgulho muito de ter sido sua aluna.
    sucesso
    anynha

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