Por Rachel Quadros
Uma das formas mais eficazes de ensinar moda é por meio da elaboração de projetos. Esse projeto é um trabalho sistemático, geralmente com duração de 3 meses, que congrega pesquisa e atividades práticas. O título, as tarefas e os objetivos são especificados em um briefing .
O primeiro projeto é uma iniciação ao processo de criação e mais tarde durante a avaliação crítica à apresentação de uma banca examinadora. O campo de ação de um projeto varia conforme as matérias que estão sendo estudadas em cada estágio do curso.
O professor entrega o briefing para apresentação do projeto e explica o que deverá ser feito, o briefing determinará quais as tarefas a serem desenvolvidas no projeto de produto.
O objetivo do projeto é desenvolver sua criatividade para responder a determinadas exigências. Quase sempre é uma simulação do que os diferentes setores do mercado exigem do criador de moda. O projeto é uma oportunidade de treinar as habilidades que lhe serão requisitadas quando você terminar a faculdade e entrar no mercado de trabalho. N o entanto sempre existirão diferenças significativas.
O projeto tem a intenção de inspirar o estudante, mas também de fazer que eles levem em consideração diversas condições e limitações, algumas relacionadas às condições da vida real no mercado da moda e outras que têm a ver com as exigências acadêmicas. Provavelmente você vai gostar de todos os projeto que fará, se dedicar-se 100% a ele. O briefing normalmente, mostra quais são as metas gerais do projeto e quais os objetivos que você deverá cumprir até o final, para que possa avaliar como está progredindo.
A moda expressa o “espírito do tempo”, e portanto espelha as mudanças na sociedade. Para buscar inspiração o designer precisa manter os olhos, os ouvidos abertos: frequentar lojas, clubes, galerias, assistir shows e filmes, ler revistas, jornais e livros, ir a festas, ouvir música, e a cima de tudo observar pessoas e absorver as sutis mudanças estéticas que acontecem na sociedade.
A chave para criar novas idéias é anotar as influências em um caderno SCKETCHBOOK e depois mesclá-las como que você está aprendendo sobre tecidos, detalhes de moda e mercados-alvo. Com essa constante sintonia fina dos sinais você fica em melhores condições de realizar o projeto e trazer para ele seu ponto de vista pessoal e atualizado.
A faculdade encoraja os alunos a desenhar e pintar a natureza e a vida como fontes primárias do design. Mediante observação apurada você conseguirá perceber o que acha realmente inspirador, inquietante ou belo no mundo ao seu redor. Essas pesquisas visuais incluem flores, animais, paisagens e temas urbanos, como a arquitetura, a decadência das cidades, suas luzes, o ser humano etc...
Nesta disciplina de Projeto de Coleção II do curso de design de moda da Unochapecó, as acadêmicas do 5o período desenvolvem a sua capacidade criativa, encontrando o seu senso de desenvolvimento de projeto, indicada pelas necessidades de mercado instituidas nos briefings, conhecimentos do tema a ser trabalhado e principalmente domínio na arte de DESENVOLVER UMA COLEÇÃO, ou seja, a principal tarefa de um designer é conseguir materializar sua ideia no âmibito das cores, formas, texturas e silhueta têxtil.
Neste semestre estamos realizando um trabalho voltado a:
MACROTENDÊNCIA SENSIBILIDADES EMERGENTES
TEMA: Brasilidade: da simplicidade ao luxo Centenário Carmem Miranda
Retorno às raízes, O prazer pelas coisas simples e Futuro imperfeito
MACROTENDÊNCIA SENSIBILIDADES EMERGENTES
TEMA: Brasilidade: da simplicidade ao luxo Centenário Carmem Miranda
Retorno às raízes, O prazer pelas coisas simples e Futuro imperfeito
AGUARDEM AS COLEÇÕES ....Um mundo de CRIATIVIDADE, NA VOLÚPIA DE NOSSA PEQUENA NOTÁVEL....
Professora Querida que eu adoro!
ResponderExcluirObrigada pela visita e sempre acompanhar meu Blog!
O Seu vai pra lista!!!
Beijocas
Aliás, adorei a vitrine!
ResponderExcluirTá linda, inspiradora e muito muito bem feita.
Beijos
(não tava dando pra comentar no seu blog profe...)