sábado, 28 de fevereiro de 2009

Encontrando a inspiração

Encontrando a Inspiração
Por Rachel Quadros

A qualidade na criação durante o desenvolvimento do produto de moda tem como objetivo a facilidade de produção deste produto, as variáveis que definem a sua qualidade são resultados da técnica suplementar de valor criativo somada ao nível qualidade estético empregados nos elementos construtivos da coleção de moda.

De tal forma a esta perspectiva, as pessoas sempre imaginam como os designers de moda conseguem materializar idéias maravilhosas. A verdade é que estas idéias são raramente completamente novas: designers criam através da captação de conceitos á sua volta. Conceitos na cultura, arte, música, arquitetura, literatura, artesanato...

Revista Estilo



Exemplo na figura abaixo: Yves Saint Laurent desenvolveu este vestido inspirado no trabalho artístico de Mondrian: um exemplo de designer que captou seu método de criação baseado nos
estudos da arte.

Uma dica bem bacana para alimentar seu intelecto é: Visitar museus: Museus reúnem informações valiosíssimas. Uma pequena coleção de antiguidades pode trazer ao designer idéias peculiares e de sucesso, trazendo e adaptando idéias do passado para a contemporaneidade. Quando você visita um museu pela primeira vez é necessário pelo menos gastar metade do dia analisando os detalhes e registrando em forma de sckethes. Use o tempo para encontrar objetos que o inspire. Seu livro de sckethes servirá de fonte para idéias no desenvolver criativo de sua coleção. Utilize dos pequenos detalhes para desenvolver os conceitos. Brinque com escalas, transforme rabiscos em textura, estampas. Inspiração pode vir de objetos, como por exemplo; cerâmicas, esculturas, jóias, caligrafia, etc.
Critique-se:
-Você gastou o tempo certo para selecionar seus detalhes?
-Você concentrou-se na observação dos detalhes?
-Seus desenhos serão utilizados no desenvolvimento da criação, existe coerência com o tema sugerido?


Nesta figura está um bom exemplo de como o trabalho com as sckethes e as anotações podem ser desenvolvidas. Aqui as referências do ouro e das jóias, dos hieróglifos, desenhados de forma estilizada se transformam em referências projetuais de criação

Abaixo segue a forma mais sapiencial da criação de moda inspirada a partir da cultura egípcia desenvolvido por Galiano para maison Dior em 2004 coleção haute couture.

O novo e o velho: O efeito destes desenhos abaixo, é uma vibrante mistura do antigo e do moderno. O trabalho é novo, pois foi inspirado no Egito Antigo trazido para a contemporaneidade através de um contexto moderno, não somente na ilustração peculiarmente moderna, mas principalmente na incorporação de detalhes como, por exemplo, dos saltos altos.

Pode ser uma surpresa utilizar prédios como fonte de inspiração para desenvolver uma coleção. O design dos prédios obviamente são projetados para uma longa estação de uso, a contraponto que as roupas são desenvolvidas para cada estação do ano. Seja como for, as formas tridimensionais e as estruturas, servem de tema para muitos desenhos conceituais. Se for investigar a arquitetura, descobrirá muitas texturas interessantes. Qualquer estrutura arquitetônica que estude, seja uma Igreja Gótica, um famoso e moderno marco da história como o Arco do Triunfo em Paris, ou até mesmo sua casa, idéias vão emergir se observar-se atentamente cada detalhe de forma peculiar.
A refletividade do vidro de um belo arranha-céu pode sugerir uma idéia de um tecido higth-tec (tecnológico).




Um simples jeito de buscar uma idéia nova é experimentar trabalhar com escalas. Se uma pequena parte componente de um objeto é detalhado em escala maior, pode aparecer novas formas interessantes para complementar idéias criativas. A Beleza inesperada: Alguns objetos são extremamente bonitos quando vistos em um close maior, Esta fase de estudo pode auxiliar no desenvolvimento de estampas e texturas.
Se torna ávido o desejo pela criatividades, porém só acontece se o criador estiver abarrotado de informações, conhecimento e principalmente visão holística, cultivar a personalidade versátil. Intuitiva e pesquisadora pois o objetivo do designer de moda é recriar objetos estéticos, mediante aspectos formais: adequando a problemática do uso na adequação do corpo (ergonomia) além das questões de conforto, bem estar e realidade sócio-cultural.

Na inspiração... Busque, inspire-se, viaje...

 “A pesquisa criativa é o segredo ou truque que embasa todo o design original”. John Galliano designer italiano 

Referências Bibliográficas
RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Udesc, 2002. 133p.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de coleção. Brusque, 2005.
SEIVENWRIGHT, Simon, Pesquisa e design. Porto Alegre, Bookman, 2009.

Um comentário:

  1. Olá queridas alunas sejam bem vindas a este espaço gostaria de estar elaborando um trabalho via internet com a turma, em virtude desta nossa viagem ao Floripa Fashion, eu gostaria de estar fazendo um trabalho a partir da discussão em blog, montei um texto sobre: Encontrando a Inspiração exatamente o conteúdo de nossa última aula e gostaria que todas as alunas fizessem uma reflexão sobre o que é desenvolver a capacidade criativa na criação de moda como comentários, estarei avaliando esta reflexão como forma trabalho:

    Objetivo: Escrever texto de 15 linhas nos comentários do texto Encontrando a Inspiração do blog da professora, falando sobre a busca pela inspiração na moda e no trabalho de Raízes culturais, quais as ferramentas usadas, os momentos de inspiração, os elementos que inspiram o que serve para projeção da criação de moda
    Forma de avaliação: Trabalho vale 0-10 e será avaliado a capacidade de interpretação de texto bem como a explanação de uma idéia a partir da leitura.

    Beijos
    Proff: Rachel Quadros

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação