Por Rachel Quadros
A qualidade na criação durante o desenvolvimento do produto de moda tem como objetivo a facilidade de produção deste produto, as variáveis que definem a sua qualidade são resultados da técnica suplementar de valor criativo somada ao nível qualidade estético empregados nos elementos construtivos da coleção de moda.
De tal forma a esta perspectiva, as pessoas sempre imaginam como os designers de moda conseguem materializar idéias maravilhosas. A verdade é que estas idéias são raramente completamente novas: designers criam através da captação de conceitos á sua volta. Conceitos na cultura, arte, música, arquitetura, literatura, artesanato...

Revista Estilo
Exemplo na figura abaixo: Yves Saint Laurent desenvolveu este vestido inspirado no trabalho artístico de Mondrian: um exemplo de designer que captou seu método de criação baseado nos
estudos da arte.
estudos da arte.

Critique-se:
-Você gastou o tempo certo para selecionar seus detalhes?
-Você concentrou-se na observação dos detalhes?
-Seus desenhos serão utilizados no desenvolvimento da criação, existe coerência com o tema sugerido?

Nesta figura está um bom exemplo de como o trabalho com as sckethes e as anotações podem ser desenvolvidas. Aqui as referências do ouro e das jóias, dos hieróglifos, desenhados de forma estilizada se transformam em referências projetuais de criação
Abaixo segue a forma mais sapiencial da criação de moda inspirada a partir da cultura egípcia desenvolvido por Galiano para maison Dior em 2004 coleção haute couture.


A refletividade do vidro de um belo arranha-céu pode sugerir uma idéia de um tecido higth-tec (tecnológico).

Um simples jeito de buscar uma idéia nova é experimentar trabalhar com escalas. Se uma pequena parte componente de um objeto é detalhado em escala maior, pode aparecer novas formas interessantes para complementar idéias criativas. A Beleza inesperada: Alguns objetos são extremamente bonitos quando vistos em um close maior, Esta fase de estudo pode auxiliar no desenvolvimento de estampas e texturas.
Se torna ávido o desejo pela criatividades, porém só acontece se o criador estiver abarrotado de informações, conhecimento e principalmente visão holística, cultivar a personalidade versátil. Intuitiva e pesquisadora pois o objetivo do designer de moda é recriar objetos estéticos, mediante aspectos formais: adequando a problemática do uso na adequação do corpo (ergonomia) além das questões de conforto, bem estar e realidade sócio-cultural.

Na inspiração... Busque, inspire-se, viaje...
“A pesquisa criativa é o segredo ou truque que embasa todo o design original”. John Galliano designer italiano
Referências Bibliográficas
RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Udesc, 2002. 133p.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de coleção. Brusque, 2005.
SEIVENWRIGHT, Simon, Pesquisa e design. Porto Alegre, Bookman, 2009.
Olá queridas alunas sejam bem vindas a este espaço gostaria de estar elaborando um trabalho via internet com a turma, em virtude desta nossa viagem ao Floripa Fashion, eu gostaria de estar fazendo um trabalho a partir da discussão em blog, montei um texto sobre: Encontrando a Inspiração exatamente o conteúdo de nossa última aula e gostaria que todas as alunas fizessem uma reflexão sobre o que é desenvolver a capacidade criativa na criação de moda como comentários, estarei avaliando esta reflexão como forma trabalho:
ResponderExcluirObjetivo: Escrever texto de 15 linhas nos comentários do texto Encontrando a Inspiração do blog da professora, falando sobre a busca pela inspiração na moda e no trabalho de Raízes culturais, quais as ferramentas usadas, os momentos de inspiração, os elementos que inspiram o que serve para projeção da criação de moda
Forma de avaliação: Trabalho vale 0-10 e será avaliado a capacidade de interpretação de texto bem como a explanação de uma idéia a partir da leitura.
Beijos
Proff: Rachel Quadros