segunda-feira, 11 de maio de 2009

Uma imagem eterna na moda Brasil...

Otto Stupakoff... eterna imagem para moda
Por Rachel Quadros
O fotógrafo Otto Stupakoff, em imagem de 2004. (Foto: Eduardo Nicolau/Agência Estado)

A paixão é a grande responsável pelo sucesso, o trabalho de Otto Stupakoff é reflexo desta menção, o fotógrafo brasileiro é internacionalmente conhecido pelo seu talento, sua magnificência de suas fotografias, em estilo sapiencial.

A fotografia representa uma junção de observações em momentos diferentes, captados por uma câmera... e que momentos marcaram a carreira deste homem... seu trabalho é digno e memorável.

Para Otto, fotografia é uma maneira de viver, não é um negócio, a beleza rara de seus trabalhos retratam a sensibilidade de um artista que em sua obra, prima pela excelência na sensibilidade dos sentimentos. O fotógrafo procurava retratar a fotografia de moda como uma foto familiar. "Sou fotógrafo de moda que tem ojeriza a fotos posadas. Sempre tentei que as modelos fossem o mais descontraídas possível, que fossem atrizes, que pudessem viver a situação com a qual elas se deparariam na locação."

Foto de Otto Stupakoff: Editorial Vogue Francesa. Sensibilidade em retratar as formas, cores, texturas na moda através da fotografia com sentimento.


Foto de Otto Stupakoff: Editorial Vogue Brasileira.

Foto de Otto Stupakoff: Editorial Vogue.

Reconhecido como o primeiro fotógrafo de moda brasileiro, retratou uma história ilustrada em fotos nas mais importante magazines de moda do mundo, Stupakoff foi o único profissional brasileiro a ter seu nome incluído no “Vogue Book of Fashion Photography”, que o destacou entre os dez nomes mais importantes da fotografia de moda no mundo nos anos 70. Nesta mesma década, foi homenageado no DuPont Award, importante prêmio concedido em Paris.

Em mais de 50 anos de carreira, Stupakoff nos presenteou com trabalhos prestigiados no Brasil e no exterior. Fotografou a top model britânica Kate Moss para a Vogue francesa, além de centenas de ensaios para revistas como as americanas Harper’s Bazaar e Cosmopolitan e a Elle francesa.


Foto de Otto capa Vogue Brasileira.

Foto de Otto, editorial Vogue.

"É bem possível que eu tenha feito a primeira fotografia de moda no país, isto nunca foi contestado, ao encomendar uma campanha feita pela Rhodia. O trio era formado por mim, pelo Livio Rangan, responsável pela gerencia de publicidade, e o Licinio Almeida, diretor de arte. Fotografia de moda como a gente entende hoje ainda não existia. A moda era ilustrada e vendida em anúncios de jornais em preto e branco com desenho a bico de pena. Alceu Pena era o principal estilista, desde 1938, responsável pelas “Garotas do Alceu” na Revista “O Cruzeiro”. Quando comecei a fotografar pela Rhodia (empresa têxtil)." (STUPAKOFF, ano 2006).

Otto Stupakoff, 73 anos, é de origem russa, formado em fotografia pela Art Center, hoje Art Center College of Design nos Estados Unidos. Em sua longa carreira trabalhou com fotografia publicitária e de moda. Fez a primeira fotografia de moda do Brasil, nos anos 50, no Rio de janeiro. Trabalhou em importantes revistas de moda, como: VOUGUE (italiana, britânica, alemã e brasileira), ELLE, harpers’ Bazaar, Claudia e Glamour. Viajou para vários lugares do mundo como: Taiti, Ilhas Fiji, Austrália, Java, Bali, Tailândia, Irã, entre outros. Fotografou a Guerra do Vietnã e do Camboja. Publicou dois livros no Brasil intitulados, Otto Stupakoff: fotografias e Rioerótico: a fotografia sensual de Otto Stupakoff.

Morou em vários países no decorrer de sua vida representou o profissionalismo da fotografia de moda.

Dia 24 de Abril de 2009, com 73 anos de idade Otto nos deixou, ... deixou a saudade e a lembrança eterna de seu trabalho único e magistral....
"Um fotógrafo fotografa com a mente e o coração, não com a câmera, que é incapaz de ver..."Otto Stupakoff (1935-2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação