Estilo e Criação
Por Rachel Quadros
Por Rachel Quadros

Criar é inovar. O criador de moda é uma espécie de “funil”, que processa as informações que absorve em suas pesquisas, com o objetivo de conceituar um novo desejo de consumo traduzido em forma de material têxtil.
Para se criar uma coleção, o criador deve a cima de tudo PESQUISAR MUITO.

INFORMAÇÃO esse é o segredo de toda a coleção de sucesso. Os sinais estão por todos os lugares. Cabe ao designer antenado captá-los em revista, vídeos, filmes e principalmente nas viagens de pesquisa de moda, que requerem muito planejamento, antes de embarcar no avião.
O pesquisador deve observar os sinais emitidos pelos jovens e considerar as principais cidades onde ocorrem os principais eventos de moda.

Inclua no seu roteiro, as cidades que tenham as empresas das marcas do seu segmento em estudo que possam a inspirá-lo em seu projeto de coleção.
Leve uma reserva de dinheiro para comprar peças interessantes e dê atenção especial ao estilo de vida da cidade: observando grupos com atitude avaliando seu estilo contemporâneo.
O mais interessante é saber o que acontece com toda essa informação!!
Depois de tanto viajar, pesquisar e navegar pela BUSCA DE INFORMAÇÃO e referências é hora do criador separar o material para a pesquisa por temas e assim se inspirar dando origem as coleções que se tornam verdadeiros objetos de desejo.
Depois da pesquisa de moda, chega o momento de definir qual o ESTILO que terá sua coleção, você pode nem imaginar, mas o planejamento de uma coleção é um verdadeiro jogo de estratégia, que é tratada pelos setores de:
1º Marketing
2º Comercial
3º Estilo
Estes departamentos analisam por exemplo: a situação do mercado e as novidades entre os produtos. Todas essas informações determinam quais modelos serão criados, quantas peças serão produzidas e qual custo de cada uma delas.
O desenvolvimento de COLEÇÃO é feito por etapas, e essas variam de acordo com o produto e com a estrutura da empresa, sendo que segue de uma forma geral: idéia inicial, especificações, formulação de alternativa, avaliação de alternativas, construção e teste do protótipo. Estas etapas são denominadas entre os designers de metodologia projetual.

Para se começar uma coleção é preciso ter um planejamento, isso envolve a análise de concorrência, a qualidade do produto que se quer atingir, o mercado que se quer conquistar os possíveis problemas que pode enfrentar e os objetivos a alcançar com a coleção. E para se ter um bom planejamento é necessário que se realize uma pesquisa previa de moda, reunindo informações para coleção.
Um coleção bem elaborada precisa ter 3 tipos de peças:
1ª A Reconduzida: (PRODUTO BÁSICO) que é básica com poucas alterações e que ainda serve de identidade da marca. corresponde ao que o consumidor realmente precisa ou quer comprar. Possui um design simples, cores básicas, modelagem clássica, porém contemporânea, podendo se fazer varias combinações com outras peças.
2ª A revisitada (PRODUTO REAL): que acompanha as tendências de cada estação mudando conforme a temporada. Feito a partir do Produto básico, com cinco particularidades, nível de qualidade, características, design, marca e embalagem, ou seja, é agregar valor a um produto básico, conseqüentemente aumentara o seu valor comercializado.
3ª A roupa Flash: (PRODUTO AMPLIADO) é inteiramente nova e retrata a marca da inovação na coleção. É o resultado da junção do produto básico com o produto real, com a oferta de serviços ou benefícios extras ao consumidor. Como exemplo, dar garantia de durabilidade do tecido, ou fazer tamanhos impares para calças.
Quando a coleção tem CONCEITO e QUALIDADE, a montagem do projeto fica bem mais fácil.
Desenho a mão livre: acompahando de molde e ficha técnica, fase finalizada para pilotagem
Principalmente quando a equipe monta o quadro de coleção que nada mais que uma tabela ou painel (organograma e painéis semânticos) onde estão expostas todas as características dos produtos que serão confeccionados.



Depois que os criadores montam as bases da coleção chega a hora de DESENVOLVER AS PEÇAS PILOTOS, que é quando toda a coleção ganha realmente forma e se transforma em realidade em produto tridimensional para ser avaliado.
Após a escolha do desenho, do tecido, dos aviamentos e da modelagem adequada à peça piloto é confeccionada, e passa pelos processos de beneficiamento e acabamento, se o produto a ser desenvolvido for do segmento Jeanswaer ainda passa pelo processo de lavanderia onde acontecem as Transformações químicas ou não químicas, agregando valor e diferenciando a peça final, onde a peça ganha novas texturas, cores e versões.
Depois de devidamente pilotada, a peça vai para a prova de roupas, neste momento a coleção é analisada os aspectos de funcionalidade e praticidade.

Por isso é de extrema importância que toda a confecção tenha modelos contratados e dias precisos para as provas das roupas. É importante saber que uma coleção cerca de 20% das peças pilotos, jamais serão produzidas, mas este procedimento é perfeitamente normal.
O lançamento de coleção é o momento de fazer a seleção das peças que serão produzidas, montar o Show Room e ver se está tudo pronto para adentrar comercialmente no mercado.
A aprovação das peças pilotos, não é a última etapa, antes de definir quais modelos serão produzidos, as peças passam por uma avaliação: Comercial e Mercadológica, quando uma relação entre custos X tempo de produção X demanda de mercado, determinam quais modelos estão aptos à produção em série, que demandam de conhecimentos específicos sobre etapas e processos de fabricação.

“Projetar é fácil quando se sabe como fazer. Tudo se torna fácil quando se conhece o modo de proceder para alcançar a solução de algum problema, e os problemas com que nos deparamos na vida são infinitos, problemas simples que parecem difíceis porque não se conhecem e problemas que parecem impossíveis de resolver.” (Bruno Munari, 1998).
essas etapass sao cansativass....mas tao necessarias ...e o resultado final ´que nos faz ver que as etapas sao necessariassss....
ResponderExcluir=DDD