segunda-feira, 25 de maio de 2009

Criatividade versus Crise

Primavera Verão 2009/10
Criatividade versus Crise

Por Rachel Quadros

A pesquisa de moda habilita o designer quanto á tomada de decisões corretas durante o desenvolvimento de produtos. Por meio dela é possível aprender a analisar e interpretar os pontos fracos e fortes, as necessidades e oportunidades das seguintes tendências:

Na PESQUISA e CRIAÇÃO de moda existe um elemento que serve de base para sua concretização a ANÁLISE DE MACROTENDENCIA, que representa TENDÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS CULTURAIS.

O processo de criação de novas tendências de moda envolve a aplicação de um conceito a novos produtos. Esse conceito origina-se a partir das atitudes, valores necessidades que se instalam na coletividade humana. O resultado é a mudança nos mercados de todos os segmentos. As macrotendências influenciam o mundo econômico em longo prazo, nos seguintes ambientes:

1- Ambiente da demografia
2- Ambiente da tecnologia
3- Ambiente dos recurso naturais e ambientais
4- Ambiente da economia global
5- Ambiente das corporações empresariais

Mas como isso influência na criação de moda?
A relação dos conceitos humanos evolui em forma de temas. Que são trabalhados pela indústria de moda através do design empregado: nos tecidos, linhas e formas que integram desde acessórios, jóias, aviamentos, calçados e peças de vestuário.

No mercado de moda atual a frase é: “o mar ainda não anda para peixe” e consequentemente os efeitos da crise mundial estão começando a serem sentidos pelo consumidor brasileiro, parece que a temporada 2009/10 vai sentir muito este impacto econômico, social, político e ambiental.

Essa crise acaba despertando no consumidor uma necessidade de CONFORTO, que ao ser traduzido na linguagem da moda através de cores, formas, textura e silhueta, quer dizer que este consumidor vai ter o desejo de peças por exemplo de malha, de moletom, de tricot e de jeans, assim como as modelagens mais soltas acabam acompanhando esse tempo em que o bom senso é despertado a partir das necessidades sócio econômicas, período em que o fashionista acaba se tornando um RECESSHIONISTA.

Cada empresa analisa as macro de uma forma peculiar e as interpretam de maneira específica ao seu segmento. A maior representante deste segmento de pesquisa de moda é a WGSN – WORLD GLOBAL STYLE NETWORK um escritório que analisa macrotendencias e projeta no âmbito das necessidades de criação para empresas de moda.

Para o comitê de estilo Brasileiro foram destacadas 4 macro que terão influencia na criação de novos produtos de moda para primavera/verão 2009/10 :

Volumes Controlados:
Corpos envoltos em peças de moulage, formas fluidas esculpidas e não planejadas se contrapõe a volumes calculados, que alteram a anatomia humana com estruturas rígidas modeladas com dobradura.
Fuga:
Os anos 70 e 80 são reinterpretados pela influencia do esporte na roupa casual, recortes ergonômicos peças ajustadas e formas confortáveis. O clima quente nos trópicos, os destinos paradisíacos, sua fauna, flora, servem de inspiração para texturas e cores. O estilo náutico é traduzido nas linhas tricolores de “bleu, Blanc, rouge”.

Romântico:
A inspiração nas sacerdotisas pagãs de antigas civilizações é traduzida por peças leves e transparentes influencia da silhueta décor dos anos 20 e do espírito lingerie dos anos 50. Enxovais antigos são reinterpretados nas rendas e babados.

Feira Cultural:
Mais uma viagem multicultural desta vez visitando nas culturas Americanas, Africanas, Indianas e no Oriente médio resultando numa exploração étnica com cores muito intensas. O entorno selvagem, desértico e inóspito dessas regiões aprecem com influencia para as peças utilitárias em tons naturais e terrosos produzidos com tecnologia e material ecologicamente corretos.
Já ao analisar as macrotendências da estação, a equipe de Marketing da Vicunha percebeu um denominador comum em todas elas: o comportamento revolucionário e o espírito jovem que, juntos, influenciam de maneira intensa os looks e comportamentos da estação.
Espírito jovem e revolucionário é o denominador comum nas macrotendências primavera verão 2009 /10.

Em busca de um símbolo que representasse este denominador, a equipe da Vicunha encontrou na música IMAGINE de John Lennon uma simbologia muito especial que representava de maneira singular o que está claramente presente em todas as faces da estação: o sentimento de ´viver para hoje´, a expectativa de viver em ´um mundo sem guerras´, onde todos pudessem ter sua individualidade e, ao mesmo tempo, conviver em harmonia. Conceitos utópicos, típicos do jovem que sonha em mudar o mundo.

Sonhos para um futuro melhor, essa nova era do futuro global em que a tecnologia nos leva a lugares diferentes em tempo real, diversificou a macro da Vicunha em 4 temas:

Global Travellers:
VIAJAR PELO PLANETA CONVIVENDO COM SUA DIVERSIDADE CULTURAL

Visual mais solto, descompromissado e que valoriza o conforto. Pessoas que viajam pelo mundo inteiro, participam de festivais de música e festejos comunitários. Vão coletando adereços e peças de roupa em suas viagens pelo mundo. New hippies que podem e viajam por todas as partes do mundo.

Metropolis:
A URBE, A TECNOLOGIA E A MÚSICA INFLUENCIANDO A MODA
Diversas tribos urbanas que coexistem nas grandes metrópoles. A vida urbana é representada por peças com visuais diferentes, modernos e coloridos. Na grandeza das metrópoles se sentem acolhidos e à vontade para se expressarem livremente na maneira de se vestir.

Cult:
ARQUITETURA, CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, POLÍTICA E SOCIAL INFLUENCIA A MODA VERÃO 2009/10.
Inspirado nas formas diferentes encontradas na arquitetura, tem um visual mais clean e sofisticado, aspiram por silhuetas únicas no seu dia a dia. Maior consciência política, sabem da importância de seu papel na sociedade.
Old Fashioned:
Pin ups, rockabillies, punk e new wave convivendo em harmonia.
Com inspiração fundamental nas décadas passadas. Usam referências de décadas anteriores e as utilizam nos dias atuais de maneira singular. Grandes influências das pin ups e do rockabilly dos anos cinqüenta e sessenta, algumas inspirações na era disco dos anos setenta, também os punks e roqueiros nessa transição do tempo e no colorido new wave da década de oitenta.


Texto e figuras Vicunha Têxtil Fonte: vippreviw.com.br


O significado da influencia real do poder da macrotendência: É uma rede de sentidos...pergunte-se quais são os Movimentos sócios culturais que Expressam o espírito de uma época, e terás um norte para começar a criar.


Nos momentos de crise somente a imaginação é mais importante que o conhecimento.”Albert Eisntein

"A IMAGINAÇÃO PODE NOS LEVAR A LUGARES MUITO DIFERENTES! "Rachel Quadros

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