quinta-feira, 15 de abril de 2010

CURSO DE DESIGN DE MODA UNOCHAPECÓ INOVA

Inauguração USINA DA MODA
Por Rachel Quadros





O Curso de Design de Moda da Unochapecó comemora a inauguração da Usina da MODA: um sonho que está sendo concretizado, há 3 anos foi apresentado o "projeto Modateca, Teciteca e Núcleo em Design", inicialmente titulado desta forma, pela professora Esp. em desenvolvimento de Produto de Moda Rachel Quadros, que hoje coordena o projeto juntamente com Prof. Msc. Rogério Lima.

Foram envolvidos diversos profissionais e setores para realização desta obra: profissionais da infraestrutra, marcenaria, maquetaria, setor de publicidade da Unochapecó sempre incentivados pela credibilidade dada pela Nossa instituição Unochapecó, e também de empresas parceiras do ramo têxtil.

O Curso de Moda da Unochapecó invova, com criatividade, irreverência e excelência no ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo um diferencial que torna o curso único na Região Oeste de Santa Catarina, com a iniciativa de criar a: Usina da Moda: Bureau de Pesquisa em Design de Moda, com o objetivo de se tornar uma referência de pesquisa na área têxtil, para região abrangente do Oeste de Santa Catarina, por meio da agregação de parcerias no âmbito nacional do setor têxtil, valorizando assim produtos e marcas regionais.



A Usina da Moda é um programa de extensão que fornecerá subsídios de pesquisa, assessoria e criação de moda, ou seja, informações técnico/cientificas e atualizadas do substrato têxtil para os acadêmicos do curso de design, profissionais da área, comunidade empresarial e à comunidade em geral que atuam em processos da cadeia produtiva têxtil. É um espaço especificadamente de pesquisa, estudo e criação que irá trabalhar pela conscientização e preservação da História da Moda regional e de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso, além de oferecer ao mercado informações da área têxtil.

Informação de moda para todas as etapas do processo de elaboração do produto de moda: criação, desenvolvimento e comercialização.

Os espaços foram projetados com necessidades específicas:

1) Para pesquisa histórica regional e do curso: Modateca,

2) Para análise têxtil: Teciteca,

3) Para desenvolvimento de produto e pesquisa de moda: Núcleo em Design de Moda.

A usina da Moda é um espaço que irá surpreender os conceitos sobre design de moda, indo além da concepção de pura forma estética, priorizando a funcionalidade, praticidade, ergonomia e qualidade na criação de produtos diferenciados com valor competitivo de mercado.

Seu funcionamento irá iniciar apartir do mês de Abril, sendo coordenado pela criadora do projeto: Prof. Rachel Quadros e pelo Prof. Rogério Lima, que estará acompanhando, assessorando e direcionando as atividades de atendimento, desenvolvimento, monitoria e estágio, o funcionando é de segunda à sexta nos horários de 13h30 às 17h30, com agendamento de horários para pesquisas e visitas, mais informações pelo telefone 33 21 8307, ou pelo email designdemoda@unochapeco.edu.br.

Informações Inauguração:

DATA: 22 de Abril de 2010.

LOCAL: Hall de entrada Salão de Atos Unochapecó

HORA: 20h30.

"Partindo do conceito de que uma usina é antes de mais nada, uma instalação tipicamente urbana, que através da transformação da matéria-prima, produz bens próprios para consumo, foi criado a USINA DA MODA. A Usina da Moda é o espaço onde a transformação material, intelectual e cultural acontece e gera novas perspectivas estéticas, de conhecimento e consumo. é um local onde o trabalho e a criatividade se unem para formar algo novo e inspirador." Setor Publicidade Unochapecó

3 comentários:

  1. Oi Rachel!

    Que bom, é uma iniciativa muito legal, pois os alunos precisam de muuita informação. E as pequenas indústrias da nossa região, não tem acesso as informações dos grandes centros. Quando possível vou visitar o "seu espaço".

    Parabéns pela iniciativa,

    Um grande abraço.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oii Rachel..
    Parabens..parabens..vc lutou mto por isso.
    Quero participar..vou ligar, agendar e aproveitar pra bater um papo contigo..

    Saudades..
    e mto sucesso pra ti e para projeto..
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rachel! é uma conquista e uma realização maravilhosa não só pro curso, mas pra região toda!
    Parabéns pela excelência!

    Mônica

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação