quarta-feira, 21 de abril de 2010

This guy definitely is my inspiration.

Tem coisas que só um designer faz para você...
Yves Béhar
Por Rachel Quadros

Bom, realmente tem coisas que só um designer faz por você... como criar soluções criativas para problemas reais, através de métodos projetuais que fundem a forma e a função do produto avaliando adequação técnica, tecnológica, formal, estética e funcional, ou seja, avaliando cada prisma do objeto de estudo para melhor proporcionar visão holística do processo de criação, desenvolvimento e produção da ideia dentro de uma empresa.


Mas também não é qualquer designer que estou me referindo...: YVES BÉHAR, o fundador da Fuseprojetc.

Como nenhum outro o designer Yves Béhar, segundo a conceituada revista Management da HSM, Yves é um designer provocador que privilegia a experiência do usuário e a sustentalidade, qualidades atuais e estigmatizantes.

Desenvolver ideias ligadas a sutentabilidade não é um diferencial para designers do século XXI e sim, UMA OBRIGATORIEDADE, fazendo deste designer um dos melhores projetistas do design inteligente aliando o impacto social e o ambiental.

Uma visão holística do design como a sua, é rara no mundo dos negócios, Yves pontua que o design está cada vez mais ganhando apoio dos executivos, e também aponta que a maiorias destes executivos empreendedores, antigamente acreditavam que um bom trabalho de publicidade e marketing compensam falhas do design, ou que a propaganda boca a boca de um produto bem desenvolvida salva o restante da cesta de portfólios da empresa, esse tipo de pensamento ignora as tensões que surgem quando o design passa a ser parte deste grande negócio, e fundamenta todo o projeto com bases projetuais do processo criativo.


Yves em seu momento de "LIGHTING PROCESS"

Alguns projetos:


Inovação Social -Projeto XO-1 + Yves Béhar: o lap top de 100 dólares:

Hum difícil de acreditar, mas realmente este projeto é real, e foi um dos projetos mais desafiantes deste designer. O projeto "um laptop por criança", foi lançado a oito anos, quando a Negroponte percebeu pela primeira vez o impacto educacional e social que os computadores tiveram na escola que fundaram em Camboja. O objetivo agora é colocar os computadores nas mãos de 50 milhões de crianças de países em desenvolvimento até 2010. Esse projeto se tornou mais próximo depois que a Intel (que estava projetando outro computador de baixo custo) decidiu colaborar, em vez de concorrer. Behár e sua equipe abraçaram o projeto em 2005, do ponto de vista tecnológico o lap top é uma obra prima, com Wi Fi, tela de alta resolução que carrega por meio de bateria, pedal e até mesmo dando corda manualmente. Mas é seu design que está sendo a maior sensação. O projeto desmonstra a importância de entrender o papel do design hoje.




Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves Béhar:
Fonte: Use Fashion

Foram 21 meses de muita pesqusia, em torno de 2 mil ideais, totalizando 40 protótipos para avaliação e testes de adequação formal, estética e funcional, a marca do segmento sportwear lança sua mais nova: Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves um novo sistema de embalagem que tem como maior objetivo substituir as caixas de papelão, ao projeto foi emprestado a mente criativa de Yves Béhar, que sapiencialmente tornou real a solução de um problema atual que substituirá todas as caixas presentes no varejo até o 2º semestre de 2011.

O sistema de embalagem é composto por duas partes especíifcads: a sacola e uma cartão dobrável com encaixes. O produto foi designado "Clever Litlle Bag" ou melhor: Saquinho Inteligente, isto porque ele desencadeia uma série de soluções positivas para o meio ambiente:


•• Diminuição de cerca de 29 milhões de sacolas plásticas;
•• Redução de uso de água e energia em 25%;
•• Diminuição de emissão de CO2 em 25%;
•• Redução de uso de papel em 75%;
•• Redução de utilização de papelão em 65%.

Inspiração... porque ele é minha inspiração?
As sete regras de ouro de Yves são verdadeiras lições sobre como aplicar o design de forma correta e visionária:


1- "Design é como você trata seus clientes. Se os trata bem, do ponto de vista ambiental, emocional e estético, você provavelmente está fazendo um bom design."
2- "O design deve estar integrado em toda a organização. Negócios impulsionados pelo design incentivam a criatividade e a inovação em sua essência e premiam áreas que normalmente estão em extremos opostos (marketing e engenharia, por exemplo), quando elas trabalhem juntas.
3- "O design não é uma solução de curto prazo. É um envolvimento de longo prazo, que requer que você pense sobre como ele afeta tudo o que diz respeito ao consumidor, do produto a embalagem, do marketing ao varejo, incluindo a experiência da entrega em casa."
4- "Seja no marketing ou nas operações, você deve estar aberto a possíveis fracassos no design."
5- "O foco no design deve começar no topo. O presidente da empresa, na maior parte dos setores da atividade hoje, deve ter uma relação verdadeira com o lado criativo do negócio e entender este lado."
6- "Com o design, a solução para um problema será diferente todas as vezes. Fazer o que a concorrência faz não é a resposta. A conexão com seu cliente deve ser única, nunca burocrática."
7- "Nunca pergunte aos consumidores sobre o futuro. Você até pode perguntar a eles quais são suas aspirações , mas não terá como resposta o que deve ou não fazer. O design é que transformará essas histórias em algo vivo."

...Por meio do design as ações de uma coorporação se integram ...

Um comentário:

  1. Oi Rachel, brigada pelo comentário sobre o meu portifolio, é so um pré portifolio, nem tenho muita coisa pra por, enfim é um começo de td.

    E Parabéns pela Usina, nossa qd entrei deu vontade de mora lá, kkkkkkkkkkkkk.

    E essa postagem sobre essa cara, eitha que bakana, cada dia a gente encontra uma coisa diferente neh... e umas ideias que são muito interessantes e que ajudam o nosso mundo, curto muito esse lance de designe e sustentabilidade.

    Bjaummm

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação