Yves Béhar
Por Rachel Quadros
Bom, realmente tem coisas que só um designer faz por você... como criar soluções criativas para problemas reais, através de métodos projetuais que fundem a forma e a função do produto avaliando adequação técnica, tecnológica, formal, estética e funcional, ou seja, avaliando cada prisma do objeto de estudo para melhor proporcionar visão holística do processo de criação, desenvolvimento e produção da ideia dentro de uma empresa.
Mas também não é qualquer designer que estou me referindo...: YVES BÉHAR, o fundador da Fuseprojetc.
Como nenhum outro o designer Yves Béhar, segundo a conceituada revista Management da HSM, Yves é um designer provocador que privilegia a experiência do usuário e a sustentalidade, qualidades atuais e estigmatizantes.
Desenvolver ideias ligadas a sutentabilidade não é um diferencial para designers do século XXI e sim, UMA OBRIGATORIEDADE, fazendo deste designer um dos melhores projetistas do design inteligente aliando o impacto social e o ambiental.
Uma visão holística do design como a sua, é rara no mundo dos negócios, Yves pontua que o design está cada vez mais ganhando apoio dos executivos, e também aponta que a maiorias destes executivos empreendedores, antigamente acreditavam que um bom trabalho de publicidade e marketing compensam falhas do design, ou que a propaganda boca a boca de um produto bem desenvolvida salva o restante da cesta de portfólios da empresa, esse tipo de pensamento ignora as tensões que surgem quando o design passa a ser parte deste grande negócio, e fundamenta todo o projeto com bases projetuais do processo criativo.
Yves em seu momento de "LIGHTING PROCESS"
Alguns projetos:
Inovação Social -Projeto XO-1 + Yves Béhar: o lap top de 100 dólares:
Hum difícil de acreditar, mas realmente este projeto é real, e foi um dos projetos mais desafiantes deste designer. O projeto "um laptop por criança", foi lançado a oito anos, quando a Negroponte percebeu pela primeira vez o impacto educacional e social que os computadores tiveram na escola que fundaram em Camboja. O objetivo agora é colocar os computadores nas mãos de 50 milhões de crianças de países em desenvolvimento até 2010. Esse projeto se tornou mais próximo depois que a Intel (que estava projetando outro computador de baixo custo) decidiu colaborar, em vez de concorrer. Behár e sua equipe abraçaram o projeto em 2005, do ponto de vista tecnológico o lap top é uma obra prima, com Wi Fi, tela de alta resolução que carrega por meio de bateria, pedal e até mesmo dando corda manualmente. Mas é seu design que está sendo a maior sensação. O projeto desmonstra a importância de entrender o papel do design hoje.
Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves Béhar:
Fonte: Use Fashion
Foram 21 meses de muita pesqusia, em torno de 2 mil ideais, totalizando 40 protótipos para avaliação e testes de adequação formal, estética e funcional, a marca do segmento sportwear lança sua mais nova: Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves um novo sistema de embalagem que tem como maior objetivo substituir as caixas de papelão, ao projeto foi emprestado a mente criativa de Yves Béhar, que sapiencialmente tornou real a solução de um problema atual que substituirá todas as caixas presentes no varejo até o 2º semestre de 2011.
O sistema de embalagem é composto por duas partes especíifcads: a sacola e uma cartão dobrável com encaixes. O produto foi designado "Clever Litlle Bag" ou melhor: Saquinho Inteligente, isto porque ele desencadeia uma série de soluções positivas para o meio ambiente:
•• Diminuição de cerca de 29 milhões de sacolas plásticas;
•• Redução de uso de água e energia em 25%;
•• Diminuição de emissão de CO2 em 25%;
•• Redução de uso de papel em 75%;
•• Redução de utilização de papelão em 65%.
Inspiração... porque ele é minha inspiração?
As sete regras de ouro de Yves são verdadeiras lições sobre como aplicar o design de forma correta e visionária:
1- "Design é como você trata seus clientes. Se os trata bem, do ponto de vista ambiental, emocional e estético, você provavelmente está fazendo um bom design."
2- "O design deve estar integrado em toda a organização. Negócios impulsionados pelo design incentivam a criatividade e a inovação em sua essência e premiam áreas que normalmente estão em extremos opostos (marketing e engenharia, por exemplo), quando elas trabalhem juntas.
3- "O design não é uma solução de curto prazo. É um envolvimento de longo prazo, que requer que você pense sobre como ele afeta tudo o que diz respeito ao consumidor, do produto a embalagem, do marketing ao varejo, incluindo a experiência da entrega em casa."
4- "Seja no marketing ou nas operações, você deve estar aberto a possíveis fracassos no design."
5- "O foco no design deve começar no topo. O presidente da empresa, na maior parte dos setores da atividade hoje, deve ter uma relação verdadeira com o lado criativo do negócio e entender este lado."
6- "Com o design, a solução para um problema será diferente todas as vezes. Fazer o que a concorrência faz não é a resposta. A conexão com seu cliente deve ser única, nunca burocrática."
7- "Nunca pergunte aos consumidores sobre o futuro. Você até pode perguntar a eles quais são suas aspirações , mas não terá como resposta o que deve ou não fazer. O design é que transformará essas histórias em algo vivo."
Oi Rachel, brigada pelo comentário sobre o meu portifolio, é so um pré portifolio, nem tenho muita coisa pra por, enfim é um começo de td.
ResponderExcluirE Parabéns pela Usina, nossa qd entrei deu vontade de mora lá, kkkkkkkkkkkkk.
E essa postagem sobre essa cara, eitha que bakana, cada dia a gente encontra uma coisa diferente neh... e umas ideias que são muito interessantes e que ajudam o nosso mundo, curto muito esse lance de designe e sustentabilidade.
Bjaummm