Por Rachel Quadros
Como designer de produto, acho muito importante viver, explorar e descobrir esse meio fascinante do design de moda, para perceber que tudo o que acontece á sua volta tem o potencial para se transformar em pesquisa. A cada dia que estudo confirma-se a teoria de: "SKY IS THE LIMIT"... a única certeza que tenho que quanto mais nos apropriamos de um assunto mais percebemos que nada sabe-se dele...
Linda e maravilhosa viagem, um pouco corrida, mas com certeza marcante ao extremo, nesta última quinta-feira dia 25 de Março de 2010, tive a oportunidade de participar na cidade de São Paulo: no Senac MODA INFORMAÇÃO VERÃO 2011, que aconteceu no MAM - Memorial da América Latina. Lugar que sempre fui loucamente apaixonada, respirar a cultura, a arte, a música, a dança...faz bem para a alma, para o coração e para a mente.
"O evento é reconhecido pelo mercado da moda brasileiro como ótima oportunidade para atualizar conhecimentos, trocar informações e discutir propostas de moda para a estação. O objetivo é transmitir ao público o resultado de pesquisas realizadas pelos consultores do Senac nos grandes centros mundiais da moda, como Nova York, Milão, Paris, Barcelona e Londres.
As atividades são voltadas a empresários do setor têxtil, confeccionistas, gerentes de produtos, compradores de grandes magazines, lojistas, estilistas, designers, modelistas, jornalistas e editores de moda." Fonte: http://www.sp.senac.br/
As atividades são voltadas a empresários do setor têxtil, confeccionistas, gerentes de produtos, compradores de grandes magazines, lojistas, estilistas, designers, modelistas, jornalistas e editores de moda." Fonte: http://www.sp.senac.br/
Fui acompanhada de duas pessoas maravilhosas experts no assunto Moda: Suzana Pimentel e Raquel Campos, pessoa que admiro demais pela simpatia e pela alegria, linda de viver e linda de ver, adoro muito e adorei estar em vossa companhia.
A programação do evento foi recheada de atrações de peso, estar perto de pessoas com este nível intelectual de conhecimento é muito bom, respirar profissionalismo é fundamental:
- Novo Cenário de Consumo Jovem, com Adriana Yoshida, editora da revista Capricho.
- Temas Verão 2011, com Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac.
- Tecidos, Cores e Padronagens, com Luciana Parisi, consultora de moda,
- Feminino Contemporâneo, com Raquel Sebe Müller, consultora de moda,
- Malharia Retilínea Feminina, com Cecília M. Seibel, consultora de moda,
- Acessórios: Calçados, Bolsas, Cintos e Bijuterias, com Beth Salles, fashion designer,
- Momento Urbano, com Alessandra G. Berlinck, designer da Billabong Brasil Moda Praia; Baixo Ribeiro, designer de street e skatewear; e Ricardo Piazza, diretor de desenvolvimento de produto da Mormaii,
- Infantil Menino e Menina, com Robi Spatti, diretor de criação e consultor de moda,
- Masculino Casual, com Mauricio Lima Lobo, gerente de produto e estilo,
- Jeanswear Feminino, com Robi Spatti, diretor de criação e consultor de moda,
- Feminino Jovem, com Denise Morais, consultora de moda,
- Pontos Fortes do Segmento Feminino, coletiva com Aissa Basile, Denise Morais, Luciana Parisi, Raquel S. Müller e Renato Shibukawa,
- Preview Outono/Inverno 2011, com Aissa Heu Basile, consultora de moda,
- Lingerie, com Patrícia Castellões, consultora de estilo.
A primeira vista: "um lugar apaixonante": venho e sempre confirmo: "a moda só acontece quando emociona"RCQ. O espaço foi desenhado com as mãos da sensibilidade sustentável... A ATMOSFERA da Água: fonte da vida...
Desfile JEANWEAR FEMININO 2011. Robi Spatti.
Infantil Feminino - meninas muito bem vestidas com fino trato de alfaiataria.
Peça "MUST HAVE"- Miss Sixty 1 peça com aparência 2.
Nova atitude: Guereiras Urbanas.
Acessórios luxuosos e agressivos.
TEMAS do verão 2011:
- Náutico
- Doce Malícia
- Balmania - Resort Tropical:
- Étnico- Divas Modernas:
Os espaços de pesquisa de moda possuíam as peças de viagem demonstradas nas palestras: dando a possibilidade de pesquisar mais detalhadamente modelagem, textura, forma e cor para o verão 2011. Muite gente bacana, gente "UP STYLE".
A Vicunha Têxtil apresentou suas novas propostas para verão 2011. Lindo espaço, muito bem projetado, parabéns equipe Vicunha Têxtil, sempre surpreendem e emocionam.
A Vicunha Têxtil apresentou suas novas propostas para verão 2011. Lindo espaço, muito bem projetado, parabéns equipe Vicunha Têxtil, sempre surpreendem e emocionam.
Tecnoblu grande parceira do evento brilhou e aproveitou para demonstrar sua excelência em criação no segmento etiquetas, a nova coleção surpreende e desafia novos conceitos.
Minha amiga, histórias que moram no meu coração, amo demais, Carol Schuh, diretora de criação Tecnoblu, sempre: grande admiração, uma pessoa linda por dentro, linda por fora, aqui da nossa terrinha "velho oeste". O trabalho lindo que faz é resulttado seu profissionalismo, guerreira e muito muito muito criativa!!!! Sem palavras para descrever essa pessoa maravilhosa que és! Saudade de ti minha linda.
Minha amiga, histórias que moram no meu coração, amo demais, Carol Schuh, diretora de criação Tecnoblu, sempre: grande admiração, uma pessoa linda por dentro, linda por fora, aqui da nossa terrinha "velho oeste". O trabalho lindo que faz é resulttado seu profissionalismo, guerreira e muito muito muito criativa!!!! Sem palavras para descrever essa pessoa maravilhosa que és! Saudade de ti minha linda.
Tatiana Putti, pedacinho da palestra mostrando o conceito do tema: Doce Malícia.
Fascínio por pesquisa de moda... SENAC MODA INFORMAÇÃO é muito mais que tendência de moda é uma nova percepção sobre a importância da pesquisa e como ela é interpretada.
Resumé tendência Verão 2011 - Denise Morais."...a pesquisa é fundamental e essencial ao design, pois é o momento inicial de lançamento e coleta de ideias que precede a criação. Deve ser um processo experimental, um estudo para apoiar ou descobrir determinado assunto. A pesquisa é uma ferramenta imprescindível no processo criativo e fornecerá inspiração, informações e direcionamento, bem como uma narrativa para sua coleção. É uma jornada que muitas vezes pode levar semanas ou até meses para ser organizada e processada. Também é uma atividade muito pessoal, que por sua manifestação, fornece ao observador um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão criativa do designer..." Simon Seivewright
Para maiores informações sobre cores, formas, texturas Verão 2011, estará disponível para pesquisa in loco na Usina da Moda - Bureau de Pesquisa em Design de Moda da Unochapecó "Um espaço que vê a moda além da forma estética.."- agende seu horário. entre em contato designdemoda@unochapeco.edu.br
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