domingo, 25 de abril de 2010

Pessoas Raras...

Walter Rodrigues...


Alma visionária como a dele é difícil de encontrar, ainda mais no mundo das "aparências" que infelizmente é a moda. É por sua simplicidade e autenticidade que este mestre do design de moda é único, a cada desfile ele magistralmente materializa seu pensamento criativo, fibras, fios e cores em objetos de desejo, desprendendo-se de pré-conceitos.

Apresentadora Tatjana Ceratti em entrevistas exclusivíssimas com os maiores nomes da moda. Programa Mundo FashionTodo Domingo, 00:30h na BAND.

Ela me faz tão bem

Uma música para alma


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Feiras de Moda

Adoro Feiras de Fios, Fibras e Equipamentos...
Por Rachel Quadros

Cor, fibra, fio e tecelagem...formam a base do ciclo da cadeia têxtil.


As feiras de moda direcionandas para Colorimetria, Fios, Fibras e Equipamentos servem de alicerce para o criador de moda, e proporciona ao profissional o que o mercado produtor de insumos, equipamentos e matéria-prima possui de mais inovador para desenvolver um produto atualizado e diferenciado.

Fotos: Acervo Pessoal Febratex.

Fotos: Acervo Pessoal Febratex.
Fotos: Acervo Pessoal Febratex.

Vídeo arquivo pessoal: Febratex.


Fotos: Acervo Pessoal Febratex.

E claro só aceito ir se a companhia for mais que única, imprescindível e fundamental: Susu AMOTUMEUXUXU! Minha amiga linda, que amo demais da conta, to com saudades, já precisamos marcar logo uma nova viagem!
Fotos: Acervo Pessoal Febratex.

Vídeo arquivo pessoal: Febratex.

Ferramentas de Criação, planejamento e gestão do produto de moda.

Ferramentas de planejamento para produção das peças de coleção.

Vídeo arquivo pessoal: Febratex.

"Face aos programas de qualidade das empresas e à globalização da economia, é necessária a formação de profissionais capazes de gerenciar todo o processo da moda, bem como exercer a função de agente integrador de várias áreas nas indústrias. O gestor de design de moda deve ser um profissional conhecedor das características do ciclo da cadeia têxtil da moda, possibilitando a determinação de propostas de moda conforme o lifestyle do consumidor." Sandra Regina Rech

Para mais informações precisas e com qualidade sobre a Cadeia Têxtil entre em contato: "Os amantes do universo da moda acabam de ganhar uma referência indispensável", presente na Unochapecó - Usina da Moda, agende seu horário 3321 8703, ou pelo email; designdemoda@unochapeco.edu.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

This guy definitely is my inspiration.

Tem coisas que só um designer faz para você...
Yves Béhar
Por Rachel Quadros

Bom, realmente tem coisas que só um designer faz por você... como criar soluções criativas para problemas reais, através de métodos projetuais que fundem a forma e a função do produto avaliando adequação técnica, tecnológica, formal, estética e funcional, ou seja, avaliando cada prisma do objeto de estudo para melhor proporcionar visão holística do processo de criação, desenvolvimento e produção da ideia dentro de uma empresa.


Mas também não é qualquer designer que estou me referindo...: YVES BÉHAR, o fundador da Fuseprojetc.

Como nenhum outro o designer Yves Béhar, segundo a conceituada revista Management da HSM, Yves é um designer provocador que privilegia a experiência do usuário e a sustentalidade, qualidades atuais e estigmatizantes.

Desenvolver ideias ligadas a sutentabilidade não é um diferencial para designers do século XXI e sim, UMA OBRIGATORIEDADE, fazendo deste designer um dos melhores projetistas do design inteligente aliando o impacto social e o ambiental.

Uma visão holística do design como a sua, é rara no mundo dos negócios, Yves pontua que o design está cada vez mais ganhando apoio dos executivos, e também aponta que a maiorias destes executivos empreendedores, antigamente acreditavam que um bom trabalho de publicidade e marketing compensam falhas do design, ou que a propaganda boca a boca de um produto bem desenvolvida salva o restante da cesta de portfólios da empresa, esse tipo de pensamento ignora as tensões que surgem quando o design passa a ser parte deste grande negócio, e fundamenta todo o projeto com bases projetuais do processo criativo.


Yves em seu momento de "LIGHTING PROCESS"

Alguns projetos:


Inovação Social -Projeto XO-1 + Yves Béhar: o lap top de 100 dólares:

Hum difícil de acreditar, mas realmente este projeto é real, e foi um dos projetos mais desafiantes deste designer. O projeto "um laptop por criança", foi lançado a oito anos, quando a Negroponte percebeu pela primeira vez o impacto educacional e social que os computadores tiveram na escola que fundaram em Camboja. O objetivo agora é colocar os computadores nas mãos de 50 milhões de crianças de países em desenvolvimento até 2010. Esse projeto se tornou mais próximo depois que a Intel (que estava projetando outro computador de baixo custo) decidiu colaborar, em vez de concorrer. Behár e sua equipe abraçaram o projeto em 2005, do ponto de vista tecnológico o lap top é uma obra prima, com Wi Fi, tela de alta resolução que carrega por meio de bateria, pedal e até mesmo dando corda manualmente. Mas é seu design que está sendo a maior sensação. O projeto desmonstra a importância de entrender o papel do design hoje.




Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves Béhar:
Fonte: Use Fashion

Foram 21 meses de muita pesqusia, em torno de 2 mil ideais, totalizando 40 protótipos para avaliação e testes de adequação formal, estética e funcional, a marca do segmento sportwear lança sua mais nova: Inovação Sustentável -Projeto Puma + Yves um novo sistema de embalagem que tem como maior objetivo substituir as caixas de papelão, ao projeto foi emprestado a mente criativa de Yves Béhar, que sapiencialmente tornou real a solução de um problema atual que substituirá todas as caixas presentes no varejo até o 2º semestre de 2011.

O sistema de embalagem é composto por duas partes especíifcads: a sacola e uma cartão dobrável com encaixes. O produto foi designado "Clever Litlle Bag" ou melhor: Saquinho Inteligente, isto porque ele desencadeia uma série de soluções positivas para o meio ambiente:


•• Diminuição de cerca de 29 milhões de sacolas plásticas;
•• Redução de uso de água e energia em 25%;
•• Diminuição de emissão de CO2 em 25%;
•• Redução de uso de papel em 75%;
•• Redução de utilização de papelão em 65%.

Inspiração... porque ele é minha inspiração?
As sete regras de ouro de Yves são verdadeiras lições sobre como aplicar o design de forma correta e visionária:


1- "Design é como você trata seus clientes. Se os trata bem, do ponto de vista ambiental, emocional e estético, você provavelmente está fazendo um bom design."
2- "O design deve estar integrado em toda a organização. Negócios impulsionados pelo design incentivam a criatividade e a inovação em sua essência e premiam áreas que normalmente estão em extremos opostos (marketing e engenharia, por exemplo), quando elas trabalhem juntas.
3- "O design não é uma solução de curto prazo. É um envolvimento de longo prazo, que requer que você pense sobre como ele afeta tudo o que diz respeito ao consumidor, do produto a embalagem, do marketing ao varejo, incluindo a experiência da entrega em casa."
4- "Seja no marketing ou nas operações, você deve estar aberto a possíveis fracassos no design."
5- "O foco no design deve começar no topo. O presidente da empresa, na maior parte dos setores da atividade hoje, deve ter uma relação verdadeira com o lado criativo do negócio e entender este lado."
6- "Com o design, a solução para um problema será diferente todas as vezes. Fazer o que a concorrência faz não é a resposta. A conexão com seu cliente deve ser única, nunca burocrática."
7- "Nunca pergunte aos consumidores sobre o futuro. Você até pode perguntar a eles quais são suas aspirações , mas não terá como resposta o que deve ou não fazer. O design é que transformará essas histórias em algo vivo."

...Por meio do design as ações de uma coorporação se integram ...

This girl definitely is my inspiration

Um novo olhar para inspiração...
Por Rachel Quadros

Definitivamente algumas pessoas nos inspiram... SEA OF SHOES, encontrei esta dica de blog por Mariana Almeida e adorei demais. Este blog não somente inspira, mas traduz através de fotografias: a sensibilidade, sensações, texturas, formas, linhas, cores... estilo... design, arquitetura, moda...

http://seaofshoes.typepad.com/


Foto: Sea of shoes


Foto: Sea of shoes

Foto: Sea of shoes

Usando uma jaqueta aviador de Junya Watanabe de Outono de 2006, cachecol pink, jeans, e botas de Martin Margiela. Linda, leve, criativa...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CURSO DE DESIGN DE MODA UNOCHAPECÓ INOVA

Inauguração USINA DA MODA
Por Rachel Quadros





O Curso de Design de Moda da Unochapecó comemora a inauguração da Usina da MODA: um sonho que está sendo concretizado, há 3 anos foi apresentado o "projeto Modateca, Teciteca e Núcleo em Design", inicialmente titulado desta forma, pela professora Esp. em desenvolvimento de Produto de Moda Rachel Quadros, que hoje coordena o projeto juntamente com Prof. Msc. Rogério Lima.

Foram envolvidos diversos profissionais e setores para realização desta obra: profissionais da infraestrutra, marcenaria, maquetaria, setor de publicidade da Unochapecó sempre incentivados pela credibilidade dada pela Nossa instituição Unochapecó, e também de empresas parceiras do ramo têxtil.

O Curso de Moda da Unochapecó invova, com criatividade, irreverência e excelência no ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo um diferencial que torna o curso único na Região Oeste de Santa Catarina, com a iniciativa de criar a: Usina da Moda: Bureau de Pesquisa em Design de Moda, com o objetivo de se tornar uma referência de pesquisa na área têxtil, para região abrangente do Oeste de Santa Catarina, por meio da agregação de parcerias no âmbito nacional do setor têxtil, valorizando assim produtos e marcas regionais.



A Usina da Moda é um programa de extensão que fornecerá subsídios de pesquisa, assessoria e criação de moda, ou seja, informações técnico/cientificas e atualizadas do substrato têxtil para os acadêmicos do curso de design, profissionais da área, comunidade empresarial e à comunidade em geral que atuam em processos da cadeia produtiva têxtil. É um espaço especificadamente de pesquisa, estudo e criação que irá trabalhar pela conscientização e preservação da História da Moda regional e de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso, além de oferecer ao mercado informações da área têxtil.

Informação de moda para todas as etapas do processo de elaboração do produto de moda: criação, desenvolvimento e comercialização.

Os espaços foram projetados com necessidades específicas:

1) Para pesquisa histórica regional e do curso: Modateca,

2) Para análise têxtil: Teciteca,

3) Para desenvolvimento de produto e pesquisa de moda: Núcleo em Design de Moda.

A usina da Moda é um espaço que irá surpreender os conceitos sobre design de moda, indo além da concepção de pura forma estética, priorizando a funcionalidade, praticidade, ergonomia e qualidade na criação de produtos diferenciados com valor competitivo de mercado.

Seu funcionamento irá iniciar apartir do mês de Abril, sendo coordenado pela criadora do projeto: Prof. Rachel Quadros e pelo Prof. Rogério Lima, que estará acompanhando, assessorando e direcionando as atividades de atendimento, desenvolvimento, monitoria e estágio, o funcionando é de segunda à sexta nos horários de 13h30 às 17h30, com agendamento de horários para pesquisas e visitas, mais informações pelo telefone 33 21 8307, ou pelo email designdemoda@unochapeco.edu.br.

Informações Inauguração:

DATA: 22 de Abril de 2010.

LOCAL: Hall de entrada Salão de Atos Unochapecó

HORA: 20h30.

"Partindo do conceito de que uma usina é antes de mais nada, uma instalação tipicamente urbana, que através da transformação da matéria-prima, produz bens próprios para consumo, foi criado a USINA DA MODA. A Usina da Moda é o espaço onde a transformação material, intelectual e cultural acontece e gera novas perspectivas estéticas, de conhecimento e consumo. é um local onde o trabalho e a criatividade se unem para formar algo novo e inspirador." Setor Publicidade Unochapecó