domingo, 4 de outubro de 2009

I love shoes...

Viagem à Novo Hamburgo RS
Por Rachel Quadros

Viagem de pesquisa ADOROOOOO!!! SUPER AMO!!!

Estivemos dia 01/10 em Novo Hamburgo RS, no maior pólo nacional calçadista... eu e meus diamantes: alunas da Unochapecó do curso de design de Moda, do 2 e 4 períodos: divertido, conhecimento, mergulhamos no universo do Calçado visitando: Centro Tecnológico do Calçado do SENAI, Museu do Calçado e a Feira Internacional Couro Visão.

A visita técnica ao Centro tecnológico do CALÇADO SENAI e à Couro Visão (feira internacional de componentes, couros, máquinas, químicos e acessórios para calçados e artefatos; pretendeu viabilizar aos participantes a oportunidade de contextualizar todo o processos do desenvolvimento do produto: calçado, desde: planejamento, criação, confecção e comercialização, “in loco”. A viagem buscou identificar os procedimentos de modelagem, confecção e criação do produto calçado, e relacionar os conceitos teóricos da disciplina de pesquisa e criação de moda II.

Entrada do SENAI- Turma toda: Juliana Paris, Renata, Débora, Rosana, Cláudia, Munick, Juliana, Thuane, Iva, Sandi, Bárbara, Kamila, Pamela e Eu.

SENAI – CENTRO TECNOLÓGICO DO CALÇADO:
O CENTRO TECNOLÓGICO DO CALÇADO SENAI, iniciou suas atividades em 1946, com o objetivo de atender as indústrias da região, quanto à necessidade de recursos humanos capacitados para o processo produtivo. A necessidade de atualização, tanto nos aspectos teóricos como da prática profissional, exigiram a implantação de um bem equipado Laboratório Industrial de Fabricação de Calçados, permitindo aos alunos vivenciar as diversas fases da confecção de calçados, com a utilização de maquinaria apropriada, bem como a implementação do Laboratório de Controle da Qualidade para atender as indústrias da região. O Centro Tecnológico do Calçado SENAI possui um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2000, com o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e está em um processo de melhorias contínuas, visando garantir a qualidade de seus serviços, norteando as ações pelo seu Plano Estratégico.


Cada um com seu modelo..... o meu é do bico fino... pra variar!!!

Moldes para aula de modelagem de bolsa Sala de confecção de acessórios

Visitamos o espaço de produção com maquinários para confecção de acessórios (bolsas) e calçados: máquinas para realizar todos os processos... corte, modelagem, acabamento, muitaa coisaaa.... visualizamos as inúmeras etapas de produção que envolve o desenvolvimento de um calçado.

Sala de máquinas; GIGANTE.

Máquina que molda e dá o calce do sapato.

Espaço de armazenamento de formas específicas e numeradas.


Sala de análise de prototipia com fichas de composição da matéria prima do modelo produzido.


Sala de desenho: exemplo de técnica de ilustração de calçado única e exclusiva do SENAI lecionado pela prof. Débora. (maravilhosa).

Técnica e estudo de cores aplicados em formas.

Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.

Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.

Sala de estudos de desenho e Modelos de protótipos para cadernos de inspiração do Senai.

Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.
Sala de estudos de desenho e Modelos de protótipos para cadernos de inspiração do Senai

Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.


Juliana Paris com um dos protótipos para o caderno de Inspiração SENAI: conceito e estudo de formas, acabamentos, texturas, formas, cores... em escala real.

Bárbara Dariva com modelo conceitual de calçado utilizando a cuia de chimarrão como elemento de criação estético formal.

Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.
Modelo de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.

Modelos de calçado para Fórum de Inspirações do Senai.


Modelo de calçado infantil para Fórum de Inspirações do Senai: IDEIA QUE SALTA OS OLHOS.

ISSO SIM QUE É NÚCLEO de PESQUISA em DESIGN PARA CALÇADOS: o NAD: Núcleo de Apoio Design é um escritório de design em criação FABULOSO, um mundo de texturas, cores, formas, material de estudo para IDEIAS INSPIRADORAS....

Cartela de cores

Espaço de estudos de cores, formas, matéria-prima...


Espaço de estudos de cores, formas, matéria-prima...

Núcleo de Apoio ao Design toda a turma junto como nosso anfitrião César Metz (coordenador do curso): O NAD é um espaço dos sonhos para o desenvolvimento de criação em moda, estávamos em frente a um imenso painel semântico de inspirações. Esse é o espaço onde são criados os cadernos de inspirações do Senai.... UM SONHOOO!!!
Parede com painéis semânticos: conceitos de inspirações para o caderno SENAI: Inverno 2010.

Parede com geração de alternativas: conceitos de inspirações para o caderno SENAI: Inverno 2010.

Estudo de matéria-prima; análise de composição

Estudo de matéria-prima; acervo de materia para estudo.

MUSEU NACIONAL DO CALÇADO; um espaço único e maravilho, que conta em pequenos recortes a evolução dos calçados com réplicas e peças vintages, localizado no campus I da Feevale, possui um acervo de mais de 4 mil pares de calçados, desde 1880 até modelos atuais de estilitas como Walter Rodrigues, também com modelos de calçados de diversos lugares do mundo como Lapônia, China, Rússia... AMEII DEMAIS.


Se existe um lugar onde amo ir é a um bom Museu, fonte inesgotável de inspirações e histórias para refletir, conhecer e mergulhar ...

Calçado infantil de 1889 em couro. Calçados da China do século XVIII.


Réplica fiel ao modelo de calçado utilizado na Grécia Antiga .


Montagem de espaços, ferramentaria de um artesão do calçado.


O museu está divido em corners com modelos vintages desde século XIV à século XXI, dividido por décadas, estes modelos são da déacada de 90.

A Courovisão é referência indispensável no mercado da moda.
Para empresas e profissionais, uma visita representa um passo à frente para desenvolver novos estilos e coleções, além de fornecer produtos e materiais essenciais para a confecção da produção.
Realizada no maior pólo coureiro-calçadista do Brasil, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a feira comercializa as últimas tendências em matérias-primas e componentes para calçados, acessórios, vestuários e artefatos. O reconhecimento da Courovisão é demonstrado pela qualidade e nível profissional dos visitantes e expositores.

Novas tecnologias.

Novas estampas.

Novas matérias-primas.


Novos aviamentos.

Novos conceitos.


Na feira: um pouquinho cansadas... mas estasiadas com a quantidade de informação que tivemos durante o dia.

E para finalizar um desfile conceitual...

"minhas queridas alunas OBRIGADO...amei a vossa divertida companhia... só faltou minhas orientandas Isabel e Sidiane (estão desenvolvendo em seus TCC's projeto de calçados), para ficar perfeito."

2 comentários:

  1. com certeza elas iam amar ter idoo...ateh eu...dve ter sido maravilhoso!!! bjoss prof

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi...
    Nossa lindo demais mesmo
    Trouxe bastante material sobre: pesquisa desde criação e modelagem de calçados ...

    beijos minha flor

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação