PROJETO IRACEMA - NOVO CONCEITO EM DESIGN DE INTERIOR PARA VEÍCULOS FEMININOS COM ÊNFASE NO DESIGN SUSTENTÁVELPor Rachel QuadrosCom a ameaça da escassez dos recursos naturais, necessita-se de um olhar especial para alternativas de forma que o desenvolvimento socioeconômico seja baseado numa filosofia de sustentabilidade. Como o impacto da seção industrial na deterioração ambiental é significante, é fundamental que os efeitos do processo produtivo no ambiente e as necessidades desses efeitos sejam consideradas na economia, principalmente no setor têxtil, seja de tecnologia do desenvolvimento de novas fibras à confecção propriamente dita, que atualmente é um setor em destaque na economia brasileira, tanto como produto de exportação. A introdução de capital natural na análise econômica se faz necessária com os custos da degradação ambiental e do consumo de recursos naturais, eles não foram acrescentados aos processos produtivos, enquanto sendo avaliado os fluxos de ações naturais e contribuindo à definição de uma balança ecologicamente correta à economia. Assim pretendeu-se analisar a relação entre o processo de produção de produto elaborando o design têxtil de interiores de automóveis, bem como os bancos e seu contexto estético: painel e utilitários, utilizando materiais que respeitam os ideais do ecodesign, incorporando as tendências do mercado de moda, tendo em vista que as tendências de cores e texturas que se vêem nas vitrines exibindo os produtos de moda, estão intrínsecas as criações e o desenvolvimento tecnológico que as indústrias automobilísticas propiciam.
Objetivo Geral Oferecer ao mercado automobilístico novas possibilidades ou soluções de design têxtil para bancos (traseiros e dianteiros) e painel dentro conceito
[1]cluster, utilizando novas padronagens e materiais diferenciados, respeitando a harmonia do seu interior e valorizando a sua estética externa. Além de procurar o máximo de aproveitamento dos materiais utilizados e a diminuição de resíduos industriais.
Metodologia de projeto
Perfil de consumidor
Estado do design
Estado do design
Afinal o que as mulheres querem? Se o assunto é automóvel, a resposta é o YCC, da Volvo, um carro também projetado por toda uma equipe feminina de 20 mulheres, o protótipo do YCC, foi exibido no Salão de Genebra em março de 2004. A idéia que norteou o projeto foi a de que as necessidades automobilísticas das mulheres vão muito além de todas as expectativas masculinas. Segundo Careli (2004), “em termos de potência e formas externas elas não procuram um carro muito diferente daquele desejado pelo homem, o que as mulheres querem a mais são soluções inteligentes que tornem a vida mais prática, o que não falta neste modelo são boas idéias com ênfase na criação de espaços extras”, afirma a autora.
Conceito do projeto
Temática do projeto
Geração de alternativas
Função Estético formal do projeto
De acordo com o planejamento das industrias automobilísticas a elaboração de novos modelos depende diretamente da responsabilidade da conectividade dos responsáveis pelo projeto. Como foi constatada anteriormente, a relação moda e automóvel possuem uma relação de interdependência, por isso é preciso determinar inicialmente seu cliente de projeto: Indústria de Veículos; seu cliente comprador: empresas com visão empreendedora; seu cliente usuário: mulheres usuárias de veículos no meio urbano, referente a um mercado em potencial crescente; seu cliente capitalista: toda atividade econômica proveniente da exploração do setor automobilístico e moda e seu cliente sociedade: contexto ambiental.
O projeto iracema é um conceito de interior para carro feminino que resgata valores culturais do Brasil enfatizando a beleza doce da mulher brasiliera.
Obrigado à meu irmão Adriano Quadros - Designer de produto Comil - Erechim RS. Contribui em minha vida como maior inspiração ...
Meu orientador Dr. Paulo César Machado Ferroli.
Rachel Quadros – Docente
Graduada em Design com Habilitação em Moda da Universidade do Vale do Itajaí
Campus II – Balneário Camboriú - SC – Brasil
Pós-graduada em Arquitetura e design de interiores na Universidade do Oeste de Santa Catarina – Xanxerê – SC - Brasil.
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[1] Conceito Cluster: na definição de Lobo (2000), é uma concentração geográfica de atividades no desenvolvimento de novos produtos, que adquirem vantagens competitivas através da sua implantação próxima para o mercado globalizado.
LOVEEEE CAR DESIGN!!!!
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