quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PRODUÇÃO DE MODA

CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE PRODUÇÃO DE MODA: EDITORIAL
Por: Rachel Quadros

Editorial de moda: É o registro jornalístico de uma notícia de moda feito a partir de uma imagem.

Editorial Carlos Miele para Vogue Brasil Foto: Michel Roberts



Editorial Carlos Miele para Vogue Brasil Foto: Michel Roberts


Editorial Carlos Miele para Vogue Brasil Foto: Michel Roberts

A sensibilidade da fotografia de moda é um conjunto de olhares entre os profissionais envolvidos: fotógrafo, stylist, produtor, beauty artist, diretor de arte, cenógrafo, modelo...
Repensar as formas de fazer o editorial de moda é: mesclar os conhecimentos sobre contexto estético, contexto de comunicação verbal e não verbal, contexto do conceito de produto e target market.
A moda como ferramenta de comunicação dever transmitir conceitos de cor; linha, forma, textura e silhueta através de uma composição visual aplicada nos produtos de seus segmentos.

Texturas e cores na moda são essenciais para traduzir um conceito.


Alimentar o intelecto permite a abertura de ideias inovadoras e diferenciadas, não basta apenas entender de moda ou de composição de estilo, é preciso compreender a dinâmica que existe entre cor, luz, elementos do design e estética.

Para o entendimento do editorial de moda é necessário realizar uma Leitura da foto: que consiste na técnica em que se apropria de elementos de uma fotografia para criar elementos estéticos no layout. Os passos a seguir determinam essa análise:

1º - Análise da fotografia:-Quem é o sujeito (elemento ou tema principal) na foto?-O sujeito está na vertical ou na horizontal?-Qual é o tipo de enquadramento?-O sujeito está em movimento?-Onde ocorre a ação (predicado)?-Existe alguma textura na foto?-Existem linhas, curvas e figuras geométricas?

2º - Estudo sobre as cores

As cores influenciam diretamente no resultado final da composição visual e da atmosfera da estética que pretende-se criar, a composição das cores parte do princípio das cores primárias em pigmentos (Amarelo, Vermelho e Azul) e em luz (Vermelho Verde Azul), sucessivamente a cor pode misturar-se e criar novas gamas: secundárias, terciárias e complementares ao círculo cromático.

A cor transmite uma sensação cinestésica na experiência do espectador da foto.


A cor representa um tom, ou seja uma a característica cromática em si, para dar uma gama de colorimetria diferenciada existe o que chamamos de matiz que é o valor, ou seja do quanto a cor é clara ou escura, bem como a saturação (croma), ou seja, quanto a cor é mais ou menos presente, quando comparada a um cinza de mesma luminosidade.

A cor também pode ser abstraída e a foto pode ter mais dramaticidade com a composição P&B, preto e branco, observando as nuances de luz e sombra que compões a plasticidade.


Esta capacidade de observação sobre o conceito da cor que é refletida na luz que incide no meu objeto que está sendo fotografado deve ser compreendido pelo fotógrafo, pelo stylist, e também pelo produtor, afinal de contas ambos procuram um equilíbrio ao conceito que se quer passar.

A composição visual deve acompanhar o conhecimento sobre a composição do espaço que determina o enquadramento da estética total, compostas por todos os elementos de cena: modelo, objetos cênicos, luz e cor. Existem diferentes tipos de espaço, porém o que deve ser compreendido e fundamental são os eixos dimensionais deste espaço â vertical / horizontal, que consequentemente transmitem o valor de observação que pode se dar da esquerda/direita, de acima/abaixo dando a sensação de “profundidade” ou não.

A interpretação do layout é realizada pela leitura do:
-PRIMEIRO- Registro visual
- SEGUNDO -Registro gráfico
- TERCEIRO - Registro escrito

Os principais elementos para abstrair uma composição visual de através de um equipamento fotográfico é a escala e o foco dado a partir da lente (alma da máquina) que é capaz de proporcionar os sentidos de movimento e profundidade da imagem.


DICA EM BUSCA DA HARMONIA PERFEITA: A “regra dos terços na fotografia”, também pode ser uma forma de compor harmonicamente a foto, buscando o visual perfeito, a regra é simples, porém, depende da percepção e da sensibilidade de cada profissional envolvido na produção. Este princípio consiste em dividir, de forma imaginária, através de 4 linhas (2 verticais e 2 horizontais) aquilo que vemos através do visor da câmara. Desta forma a cena fica dividida em 9 partes iguais. São precisamente estas linhas que vão dividir a cena em terços. Quer horizontalmente, quer verticalmente ficamos com a imagem dividida em 3 partes iguais. Essas linhas imaginárias, que dividem a cena, servirão de guia para “centrar” o objeto principal da nossa fotografia na intercepção das verticais com as horizontais, é tudo por uma questão de enquadramento, de composição e de estética: o ponto de intersecção entre as linhas são chamados de ponto de ouro. Uma dica fundamental também é a utilização de 2/3 ou 1/3 do espaço para objeto de foco no enquadramento.

Editorial Vogue Brasil

Editorial Vogue Brasil

Editorial Vogue Brasil

Editorial Vogue Brasil

Pensar no layout de composição é refletir sobre os princípios de visualização dos objetos do enquadramento entre:
-Unidade;
-Ênfase;
- Harmonia, equilíbrio e proporção;
-Movimento e ritmo (narrativa).


"Há leis de proporção, de luz, de sombra e de perspectiva, que é preciso conhecer para desenhar um motivo; se essa ciência nos falha, arriscamos travar eternamente uma luta estéril e não conseguimos nunca criar." Van Gogh


Conhecer o equipamento também permite dar à composição visual as varáveis do processo fotográfico:

- movimento: a velocidade que se pode dar a composição visual depende tempo de exposição do OBTURADOR ou seja, fração de segundos que deixo exposto o filme.

- sensibilidade: capacidade para reagir a uma dada “quantidade” de luz, produção de um registro visual o mais próximo possível da realidade, condições de (maior ou menor) intensidade de luz em que um filme pode ser usado para um resultado “ideal”. Consequência visual: granulosidade.

Granulosidade de foto.

-profundidade de campo: nitidez além e aquém do plano focalizado depende da abertura do diafragma proposto: (tamanho do orifício da passagem da luz: a abertura).




"Cada um possui uma sensibilidade, que deve ser aplicada na forma como vemos as coisas com um olhar mais aproximado, fazer produção na fotografia para editoriais de moda é uma tarefa que demanda de muita concentração e sensibilidade visual sobre os elementos de estilo: aplicados na cor, na forma, na textura, na luz , no enquadramento da composição e no conceito que se quer comunicar." Rachel Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação