Por Rachel Quadros
Para trabalhar com o mercado da moda, principalmente compreender as frívolas transformações de conceito sobre tendências e referências, o designer deve antes de tudo ARRUMAR AS MALAS e viajar para lugares diferentes e estar sempre antenado com os eventos de lançamentos de tendências de moda promovidos pelos maiores escritórios de análise de tendência do Brasil e do mundo...
Foi nesta perspectiva que estive em São Paulo junto com minha amiga MARA Suzana Pimentel, nesta última semana visitando museus, exposições de moda e o principal participamos do Lançamento de MACROTENDÊNCIAS INVERNO 2010 VICUNHA TÊXTIL entre os dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto, um espaço fantástico, muito bem produzido pela equipe da vicunha têxtil.
SUPERRRRR!!!
SUPERRRRR!!!
Estarei postando algumas informações sobre o que virá para o inverno 2010, estou organizando as fotos ainda por temas:
MAS A PRINCIPAL RESPOSTA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS...
NA LEMBRANÇA ...
NA NOSTALGIA...
NA FANTASIA...
NA IMAGINAÇÃO ...
Os temas foram definidos da seguinte forma:
- Experimentação
A reinvenção do mundo está em vigor e a ordem é criar o novo a partir do velho...
- Funcionalidade
Nada de floreios desnecessários a ideia é descomplicar o dia-a-dia...
- Virtude
Evocar a natureza em busca de inspiração é o caminho para eliminar o que é desnecessário
- Contrastes
A insatisfação e a ânsia por respostas transparecem na maneira de agir e vestir
A Brincadeira é sair do convencional ... sendo individual e único...
"SAIR DE UMA JORNADA CONVENCIONAL E REINVENTAR O MUNDO"....
Uma das imagens que mais interagiu com a descaracterização do LUXO, foi esta brincadeira de uma nova ordem o ANTI LUXO.
Atualmente, percebe-se o surgimento de novos grupos bem divididos e que passaram a fazer parte do mercado, que influenciam na percepção do criador sobre o novo comportamento de consumo. Novidade do mercado: NOVOS SIGNOS para perfil de consumidores em potencial no Séc. XXI:
- TWEENS: meninos e meninas de 8 a 12 anos pré-adolescentes que amam a novidade e fazer parte delas, chamam a atenção por serem precoces e cheios de opinião.
- TEENS: meninos e meninas de 12 a 18 anos eles nasceram com a revolução da internet e estão conectados de maneira profunda , são urbanos e têm uma forte ligação com música e com a cultura. identificam-se entre si por através de tribos, definidas por um estilo, postam seu estilo nos mais diversos meios Twitter, My Space...
- TREND GENERATION: homens e mulheres de 18 a 30 anos, são jovens que deixam as casa de suas famílias e foram para grandes metrópoles, cursar boas faculdades, como não precisam trabalhar para sobreviver preenchem sua vida no ÓCIO CRIATIVO, e também com estágios e cursos, interessados e curiosos, vivenciam todos os estímulos da condição urbana, expõem seus ideais de forma poética.
- FUTURAS MAMÃES: mulheres de 30 a 40 anos realizadas profissionalmente que decidem construir família, não medem esforços para satisfazerem o desejo de que tudo esteja perfeito para a chegada de seus filhos, movimento o mercado do vestuário, da arquiteura, da decoração infantil e do vestuário de gestante.
- SINGLE FOREVER: homens e mulheres de 30 a 50 anos que escolheram a vida ALONE, e que não tem nenhuma preocupação além de seus próprios desejos e necessidades.
- MELHOR IDADE: homens e mulheres a cima de 60 anos que redescobriram prazeres e resolveram vivê-los através do consumo. Vivenciam esta experiência de forma madura, porém como frescor descompromissado de quem já criou seus filhos e tem tempo e disposição para o consumo.
Novos shapes derivados de novos comportamentos...
.... tem muito mais...
Uma visitinha ao espaço de moda criado pela FASHION TV BRASIL no Iguatemi-SP, surpreendente e interessante, uma mistura entre moda, arquitetura, música e gastronomia - TUDO DE BOM ... com a presença de Reinaldo Lourenço, Dj Zé Pedro...
"Voltamos com muita novidade, com muita inspiração...e principalmente muita energia para trazer o cool e o up style em uma NOVA configuração de TEMPO - ESPAÇO - ENERGIA...
By Suzana Pimentel e Rachel Quadros.
Uhulll..eu quero saber de td em primeira mão....
ResponderExcluirAbraçosss
Opa!
ResponderExcluirNovidades novidades!
=*
Rachel,
ResponderExcluirAqui quem fala é o Fábio do Marketing da Vicunha.. adorei o post.. obrigado por nos visitar !!! O nosso showroom está de portas abertas..
aproveite e veja também o nosso site de tendências www.vipreview.com.br
Abraços,
fábio s sandes