terça-feira, 25 de agosto de 2009

MODA - Viagens de pesquisa

Viagem de pesquisa
Por Rachel Quadros

Para trabalhar com o mercado da moda, principalmente compreender as frívolas transformações de conceito sobre tendências e referências, o designer deve antes de tudo ARRUMAR AS MALAS e viajar para lugares diferentes e estar sempre antenado com os eventos de lançamentos de tendências de moda promovidos pelos maiores escritórios de análise de tendência do Brasil e do mundo...
Foi nesta perspectiva que estive em São Paulo junto com minha amiga MARA Suzana Pimentel, nesta última semana visitando museus, exposições de moda e o principal participamos do Lançamento de MACROTENDÊNCIAS INVERNO 2010 VICUNHA TÊXTIL entre os dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto, um espaço fantástico, muito bem produzido pela equipe da vicunha têxtil.

SUPERRRRR!!!


Estarei postando algumas informações sobre o que virá para o inverno 2010, estou organizando as fotos ainda por temas:



MAS A PRINCIPAL RESPOSTA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS...


NA LEMBRANÇA ...


NA NOSTALGIA...


NA FANTASIA...


NA IMAGINAÇÃO ...



Os temas foram definidos da seguinte forma:

- Experimentação

A reinvenção do mundo está em vigor e a ordem é criar o novo a partir do velho...


- Funcionalidade

Nada de floreios desnecessários a ideia é descomplicar o dia-a-dia...




- Virtude

Evocar a natureza em busca de inspiração é o caminho para eliminar o que é desnecessário




- Contrastes

A insatisfação e a ânsia por respostas transparecem na maneira de agir e vestir



A Brincadeira é sair do convencional ... sendo individual e único...






"SAIR DE UMA JORNADA CONVENCIONAL E REINVENTAR O MUNDO"....






Uma das imagens que mais interagiu com a descaracterização do LUXO, foi esta brincadeira de uma nova ordem o ANTI LUXO.




Atualmente, percebe-se o surgimento de novos grupos bem divididos e que passaram a fazer parte do mercado, que influenciam na percepção do criador sobre o novo comportamento de consumo. Novidade do mercado: NOVOS SIGNOS para perfil de consumidores em potencial no Séc. XXI:



- TWEENS: meninos e meninas de 8 a 12 anos pré-adolescentes que amam a novidade e fazer parte delas, chamam a atenção por serem precoces e cheios de opinião.



- TEENS: meninos e meninas de 12 a 18 anos eles nasceram com a revolução da internet e estão conectados de maneira profunda , são urbanos e têm uma forte ligação com música e com a cultura. identificam-se entre si por através de tribos, definidas por um estilo, postam seu estilo nos mais diversos meios Twitter, My Space...




- TREND GENERATION: homens e mulheres de 18 a 30 anos, são jovens que deixam as casa de suas famílias e foram para grandes metrópoles, cursar boas faculdades, como não precisam trabalhar para sobreviver preenchem sua vida no ÓCIO CRIATIVO, e também com estágios e cursos, interessados e curiosos, vivenciam todos os estímulos da condição urbana, expõem seus ideais de forma poética.




- FUTURAS MAMÃES: mulheres de 30 a 40 anos realizadas profissionalmente que decidem construir família, não medem esforços para satisfazerem o desejo de que tudo esteja perfeito para a chegada de seus filhos, movimento o mercado do vestuário, da arquiteura, da decoração infantil e do vestuário de gestante.




- SINGLE FOREVER: homens e mulheres de 30 a 50 anos que escolheram a vida ALONE, e que não tem nenhuma preocupação além de seus próprios desejos e necessidades.




- MELHOR IDADE: homens e mulheres a cima de 60 anos que redescobriram prazeres e resolveram vivê-los através do consumo. Vivenciam esta experiência de forma madura, porém como frescor descompromissado de quem já criou seus filhos e tem tempo e disposição para o consumo.




Novos shapes derivados de novos comportamentos...




.... tem muito mais...




Uma visitinha ao espaço de moda criado pela FASHION TV BRASIL no Iguatemi-SP, surpreendente e interessante, uma mistura entre moda, arquitetura, música e gastronomia - TUDO DE BOM ... com a presença de Reinaldo Lourenço, Dj Zé Pedro...














"Voltamos com muita novidade, com muita inspiração...e principalmente muita energia para trazer o cool e o up style em uma NOVA configuração de TEMPO - ESPAÇO - ENERGIA...


By Suzana Pimentel e Rachel Quadros.



3 comentários:

  1. Uhulll..eu quero saber de td em primeira mão....
    Abraçosss

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  2. Rachel,

    Aqui quem fala é o Fábio do Marketing da Vicunha.. adorei o post.. obrigado por nos visitar !!! O nosso showroom está de portas abertas..

    aproveite e veja também o nosso site de tendências www.vipreview.com.br

    Abraços,

    fábio s sandes

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