sexta-feira, 19 de junho de 2009

Conceitos Fundamentais sobre Moda

Conceitos Fundamentais sobre Moda
Por Rachel Quadros

Sem dúvida alguma, a moda concretiza desejos e necessidades de uma época colocando os sujeitos num determinado espaço de significação.

Fonte: M officer - Carlos Miele

“Fibras e matérias transformam nossos corpos em objetos especais.”
Sylvia Demetresco


Repensar a forma de fazer e compreeender a moda é desenvolver projetos relacionando estudos sobre cores, formas materiais , anatomia do corpo e principlamente integrando aos conceitos de estética, valores culturais e sociais.

Moda é comunicação.... verbal e não verbal...

Fonte: Discursos da Moda semiótica, design e corpo- Kátia Castilho.

Para se comunicar, os seres humanos trocam sinais - - Comunicar é transmitir a troca de sinais, o ser humano ao se organizar culturalmente produz: linguagem. Na década de 60 o sistema da moda de Roland Barthes relacionou estudos de semiologia com a moda, onde a Semiótica surge para refletir sobre linguagem e seus sentidos.

Pensar na comunicação e em suas relações sociais e na sua relação com a moda (difusão, comercialização e adequação dos produtos, quando inseridos com valor de mercado), nos faz refletir sobre questões estéticas e históricas, do desenvolvimento criativo, do desejo de informação e de significação de objetos prozidos pela moda, de seu valor cultural e de mercado.

A publicidade e a moda se realcionam bem quanto este aspecto, em campanhas publicitárias principalmente no haute cuture, a mensagem de um novo conceito de comportamento de consumo é implícita.

Na moda o sujeito da comunicação manifesta-se por seu corpo vestido e adornado cujas escolhas discursivas – seleção de trajes e adornos que compõem seu look – estabelecem diálogos com os sujeitos sociais. Para análise da moda: é o resultado do trabalho de códigos visuais e gestuais que colaboram para construir a comunicação por meio dela.


Que melhor exemplo desta indagação que Gabrielle Chanel?

A moda compreende elementos que ao serem analisados transpõe uma configuração de valores subjetivos: uma mensagem implícita.

Utilizar da moda como ferramenta de comunicação promove uma satisfação do sujeito em relação à sua identidade construída.


Neste exemplo tanto a indumentária como os adornos contribuem para a construção da identidade da personagem, além de revelarem nos objetos os valores os quais ela se relaciona e como eles dotam certas competências mesmo que imaginárias.

A semiótica reflete sobre os processos de significações:
-Como a moda constrói linguagem?
-Quais relações estabelecidas com a moda no corpo e fora dele?
-Quais discursos respondem as necessidades ou desejos humanos?
-Até que ponto a moda concretiza discursos sócio-históricos?

Questões como estas são primordiais ao longo da construção de nosso papel de pesquisadores ou cientistas na área de moda.

"... a moda vai além de algumas compreensões, ao começar a ter concretizações de sua siginificação, deixa de ser mágica..." Rachel Quadros.

2 comentários:

  1. NOoosa...
    muito bom.
    Fico muito feliz com oque disse.
    e que bom que tais curtindo minha "cobertura" da ~SPFW.
    ;]
    1abraço.
    até a proxima.
    Of the Moda

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação