domingo, 26 de julho de 2009

Lighting Process

Lighting Process
By Rachel Quadros

A CRIATIVIDADE é, sem dúvida nenhuma, a chave mestra que desencadeia o desenvolvimento de um produto de moda.

O designer de moda ao desenvolver sua capacidade criativa, depara-se com o fator INOVAÇÃO.


Porque usar a criatividade na moda?

Um dos fatores de maior influência para criação do setor têxtil é a necessidade de inovar, diferenciar e criar. A ferramenta criatividade é essencial para buscar esses elementos.

ATITUDE FUNDAMENTAL DO CRIADOR:
- Buscar fontes de metodologias de projeto (design)/produto de moda que auxiliam no processo de desenvolvimento da criatividade.

Precisamos de estratégias para pôr a ideia em ação. Elas estimulam a criatividade e garantem sempre elementos novos.

Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta pouco vai diantar. Quanto maior o número ideias, maior a probabilidade de ter uma ideia espetacular.

Nosso cérebro absorve uma quantidade imensa de informações. Propicie insigths (observe, sinta, pense) para chegar aos resultados esperados. um determinado momento, é preciso utilizar o pensamento lógico.

A criatividade pode ser estimulada seguindo algumas etapas:




- Inspiração Inicial: o observador identifica uma necessidade.


- Preparação: O criador acumula impressões através de suas pesquisas, para poder utilizá-las correta e coerentemente no momento oportuno.


- Incubação: Há confinamento físico e mental, o inconsciente trabalha a mente flui livremente.
Fase é importante. As ideias se manifestam até em momentos inesperados.


- ILUMINAÇÃO: o designer projeta modelos/estilos, combina cores, cria painéis semânticos, elabora o mix de produtos, texturas, escolha de materiais, aviamentos, etc...


- Verificação: o designer se depara com o parte a fase “realista” do projeto: É necessário identificar a ideia ao que propõe as necessidades estabelecidas antes do ato criativo como: Produtividade e recursos (pessoal e tecnológico).


A criatividade não necessita apenas de ILUMINAÇÃO e INSPIRAÇÃO... É preciso muito trabalho, MUITA pesquisa e observação, atitude pró-ativa e criativa, ter personalidade determinada e principalmente..."ALWAYS KEEP YOU MIND OPEN"


"Um minuto de reflexão as vezes estazia a mente e propicia o momento de iluminação, mas primeiro precisamos encontrar nossos anseios...."



video


..."I am on my Lighting Process..."

2 comentários:

  1. Um bom tempo sem escrever... porém um tempo para refletir...
    Beijos à todos

    ResponderExcluir
  2. prof concerteza a criatividade sempre esta om agnete..mas nós que a utilizamos o tempo todo precisamos estimula-la de alguma forma...
    bjossss da joh

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação