quinta-feira, 27 de setembro de 2018

14º Colóquio de Moda - 11ª edição Internacional - PUC Curitiba PR

Voltando ao Blog: Trendsetter on Road Again!!!


Refletindo sobre a importância de minha profissão, EDUCADORA, resgatei um antigo sonho, que iniciei em fevereiro de 2009, ter um canal de comunicação "GLOCAL" onde eu pudesse expressar minhas ideias ao mundo e principalmente a meus estimados educandos dos cursos de design e de moda ... e eu queria me comunicar com todos através de um espaço interativo e com identidade local, e naquela época os blogs ainda eram uma forma de comunicação nova para mim, foi neste cenário de sonho e incertezas que nasceu o meu cantinho para falar sobre minhas inquietudes o: RACHEL QUADROS FASHION WAY: Um espaço que fala sobre os encantos do mundo do design de moda, de forma poética, lírica e delirante.  (com o jeitinho da profe reichel de se expressar).

[...] e depois de 5 anos estou retornando com chave de ouro, para descrever minha recente experiência em participar do 14º Colóquio de Moda que este ano fez sua 11ª edição Internacional na linda capital Curtiba /PR. A representatividade do maior congresso científico de designer e moda do Brasil congrega o 13º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e teve como evento paralelo o 5º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, onde tive a primeira experiência em presidir a mesa de honra das apresentações do EIXO: Comunicação e Moda. O evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.


Registro de minhas queridas amigas e colegas de Doutorado - Letícia Kayama e Elen Makara.  A equipe NGD - Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC esteve presente no 14º Colóquio de Moda, em Curitiba, acompanhando as palestras e apresentando as pesquisas desenvolvidas: (1) Proposta de camuflagem estética no calçado para mulheres com Joanete por Letícia Takayama e (2) O desenvolvimento de produto de vestuário e o usuário de micro e pequenas empresas por Elen Makara, orientadas pela professora Dra. Giselle Merino. 

Ao chegar no evento tive a certeza de que foi organizado com muito amor, todos os colaboradores nos recebiam com muito carinho e atenciosidade, queria parabenizar a equipe do curso de design de Moda da PUC-PR.

Aquele charme que só um evento de moda, tem foi isto em todos os detalhes do congresso. 


Dra. Mara Rúbia Sant’anna (UDESC) + Sophie Kurkdjian do Institut d’Histoire du Temps Présent Centre Nacional de la Recherche Scientifique du Paris France + Rachel Quadros.

Participar do Colóquio nos aproxima de pessoas que admiramos, um reencontro com a professora inspiradora Dra. Mara Rúbia Sant’anna (UDESC) juntamente com a Sophie Kurkdjian do Institut d’Histoire du Temps Présent Centre Nacional de la Recherche Scientifique du Paris France - conferencista internacional que nos presenteou com sua riquíssima fala sobre O Lançamento de Paris🇫🇷como a Capital da Moda de 1868 a 1945, preciosidades em cada informação, documentos históricos de um contexto importante sobre a história da moda.


Teria inúmeras maneiras de ilustrar o quão grandioso foi o congresso, gostaria de destacar a Feira de Design Autoral, o bate papo com os estilistas a palestra de sobre Moda Inclusiva e Design Universal, a participação que tive o prazer de realizar presidindo os trabalhos de Iniciação Científica - no Eixo Comunicação e Moda.


"O REPERTÓRIO CRIATIVO DEPENDE DA VIVÊNCIA DO DESIGNER"... Rachel Quadros

...eu é claro que já estou na expectativa do próximo Colóquio De Moda ... será em Porto Alegre na UNISINOS  #coloquiodemoda2019 para acompanhar os preparativos acompanhe o instagram oficial do congresso 15º Colóquio de Moda e 12ª Edição Internacional - 01 a 04 de setembro de 2019  Unisinos - Porto Alegre - RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação