segunda-feira, 13 de abril de 2009

O mundo fascinante do Design de Jóias

Moda e Luxo: O mundo fascinante do Design de Jóias
Por Rachel Quadros


Raras e incomuns, as jóias não são só objetos, mas signos do que é a corrente que está ligado ao status, ao talento, à representação, à magnificência, à festa e sobre tudo ao prazer.

“As jóias de hoje são mais adequadas às rotinas, hábitos, trabalhos e prazeres contemporâneos e ainda guardam uma aura de exclusividade, de objeto íntimo fazendo a subjetiva ponte entre o ser e o parecer(...). PASCOLATO, Constanza. Jóia é luxo. Vogue Jóias -2001

A Jóia é um objeto de matéria preciosa, que pode ser de metal e/ou de pedrarias, utilizado como adorno pessoal, com características que carregam em sua essência a personalidade do usuário.

O valor atribuído a uma jóia envolve diferentes fatores, como o seu valor intrínseco (material), sentimental, cultural e valor agregado (design). Os valores sentimentais e culturais nem sempre correspondem ao valor material e do desenho empregado na peça. Existem também os valores monetários diferenciados para as jóias produzidas em série, de desenho exclusivo ou de triagem limitada.

Uma jóia é feita de matéria prima bastante seletiva com o número de metais nobres que utiliza como ligas: Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), Cobre (Cu), Platina (Pl), estas ligas são obtidas através da fusão de dois ou mais metais, ou metais de pureza (denominados 1000), que são extremamente maleáveis.

Um dos setores de luxo é a jóia, que como função primordial é atividade pela quais as pessoas se arrumam ou se enfeitam e embelezam o meio em que vivem.
A alma do luxo está na combinação entre imaginação-sonho-desejo, em busca dos sinônimos de beleza, pureza, e de criatividade: o luxo está inserido no contexto da jóia, que representa um produto criador de riqueza e de valor agregado.

Toda a criação fora do comum ou do trivial, que se torne sinônimo de beleza, de refinamento, de estética, ou seja, um produto mágico, com a essência da sedução, do evocativo do sonho, do objeto lúdico, de prazer, é classificado como produto de luxo, assim se pode observar que a realidade dos conceitos de Joalheira vai muito além do imaginamos.
Em uma pesquisa, mas na mesma linha como definição: Jóia é artigo de luxo, por Constanza Pascolato (2001), e destaca como caráter principal, “Jóia é Luxo”. De acordo com a jornalista, para alguns o luxo é tudo o que não é indispensável, este supérfluo, entretanto, é um produto muito necessário, e classifica o seu significado como o contemporâneo e autogratificação:

Versatilidade em criação de Anel de ouro branco, pérolas negras e brancas, por Maurício Monteiro.
Diferenciação em Pulseira em Au 750, pontos em diamante por Alexandre Herchcovitch.



Preciosidade nas escolhas das pedras e lapidações no Design de Camille Bernard

Inovação na forma e lapidações no Design de Amsterdã Sauer: Coleção Expressionismo: anéis em ouro branco com punzita.

Graciosidade feminina no uso de pérolas design de: Melissa Maia

Como a moda, a indústria de jóias lida com um componente diferencial do design de objetos que é o modismo e a valorização exacerbada da estética.
Para conceituar o significado de jóias buscara-se a opinião mais coerente a todo contexto que envolve o valor da palavra jóia:


“... As jóias em sociedade primitivas são instrumentos de contato com os Deuses. Ou foram feitas como oferenda a Eles, ou párea serem usadas como facilitadoras desse contato. Por serem usadas por aqueles que tinham acesso a essas entidades, representavam um lugar de poder. Posteriormente, foram usadas pelos reis e pela nobreza e, somente na Idade média, é que começaram a ser difundidas entre a burguesia emergente, passando então a significar status social e riqueza...”.SALEM, Carlos. 2000.

Além de seu valor agregado ao material, a jóia tem como principal valor intrínseco: o design. Uma jóia reproduzida por inúmeras cópias não tem o mesmo valor de uma outra de design exclusivo ou tiragem limitada, assim como uma jóia fundida ou outra feita artesanalmente não podem ter o mesmo valor pela simples diferença da qualidade final do material empregado. A jóia exerce diferentes funções de uso e suprem sentimentos diferenciados de consumo, como por exemplo as jóia de família, as jóias de comemoração, as jóia de proteção e as jóias de apelo estético.

As Jóias de família resgatam a nostalgia, onde elementos do passado misturam-se as tradições que cultivam histórias em forma de tesouros particulares.
FR HÜER, design de Gláucia Silveira.

As Jóias de comemoração, que são usadas para representar um acontecimento, um motivo de união, como as alianças de casamento.

Design de alianças: Débora Rosemberg.

As Jóias de proteção refletem à uma vida contemporânea de insegurança, que traduz através do design inúmeras formas de sertir-se seguro por meio da religiosidade e crenças em formas de amuletos, escapulários, talismãs, mandalas, etc.
Design por Connexion.

Design por Artigiani – Bea Fleck

As Jóias de apelo estético refletem desenhos diferenciados em inovação de forma, função e funcionalidade.

Design de Constantini.

Design de Denoir

O design de jóias significa: projetar, ordenar, planejar a produção de peças da joalheria, com prioridade à função estética, conforto e durabilidade, ou seja: é o conjunto de medidas que se toma tendo em vista a seleção de matérias-primas, o aspecto da peça, à praticidade, antes mesmo de ela entrar em linha de produção.

Transferir sensualidade, beleza e valor para o corpo humano é uma tarefa ao mesmo tempo gratificante e difícil. Este trabalho, realizado ao longo do tempo pelo setor joalheiro, produtor dos objetos de adorno – as jóias - traz prazer ao criador, mas, simultaneamente, como todo produto, tem as suas complicações em termos de mercado.

A forma como a jóia é desenvolvida pouco mudou desde o aparecimento dos primeiros ourives na história. No entanto, para quem acompanha os avanços tecnológicos, a jóia não é mais um objeto artesanal apenas e, sim, um produto industrial. E produtos industriais não sobrevivem no mercado sem algumas características que, antigamente, eram projetadas de forma intuitiva. Hoje, é necessário planejamento e previsão.

O produto de jóia, como outro qualquer, é destinado a um público que também tem evoluído e tem-se tornado cada vez mais exigente. As jóias, na visão desse público, servem para adornar, para demonstrar status, para simbolizar uma celebração, entre tantas outras coisas. Mas, em todos os momentos, busca-se a qualidade que garanta o investimento, uma vez que o metal em questão – o ouro – representa valor econômico.

Partindo-se deste princípio, percebe-se que um projeto de jóia começa a ser percebido como um trabalho mais complexo e que requer processo, gestão, pesquisa e fundamentação; adequação, inovação e ergonomia.

O requinte de uma jóia é resultado de um longo processo que envolve: Criatividade, Design, Qualificação dos ourives, Qualidade da matéria-prima Perfeição no acabamento e emprego de tecnologia moderna, bem como a utilização de ferramentas adequadas ao trabalho que praticamente é artesanal.
Bancada para desenvolver jóia: Rachel Quadros modelando peça em cera para molde de anel.

A criatividade é a essência do projeto de jóias. Contudo, pensar um anel arrojado, cujo peso não cause desconforto ao usuário, não significa bloquear a criatividade. Na versatilidade das jóias, dentro deste conceito existem mecanismos que propiciam: mobilidade, maleabilidade (dobram e giram), montagem de composição (encaixes), união e fechamento das peças (fechos), muitas vezes determinam a exoticidade e o diferencial da peça.

Anel articulável em ouro 750, diamantes, rubis, safiras azul e esmeralda por Gabriela Simão Jacob.
Anel modular de ouro 750, por Gabriela Simão Jacob.


Design de Ivete Cattani: mistura de prata, rubi e couro de peixe.



Design de Virginia Moraes: mistura de prata e madeira de reflorestamento.

Quando se projeta uma jóia o desenho de criação precisa ter ralação direta com as proporções humanas, avaliando aspectos ergonômicos, como volume / massa, tamanho, peso, textura, flexibilidade, rigidez, pressão e formas, e pensar principalmente no funcionamento dos fechos, buscando sempre a os conceitos de conforto, estética e bem estar ao consumidor.

Scketch desenho: Linha Orgânica: Flores (ouro amarelo 18K, pérolas negras e brilhantes) por Rachel Quadros.

Os sistemas de medição adotados para os projetos de jóias, seguem geralmente os padrões convencionais, padrões estes estabelecidos por ourives e artesãos há muito séculos atrás. Tais medidas advêm de estudos experimentais e foram estabelecidas por convenção. Porém, acredita-se que esse sistema de medidas pode ter melhorias com o auxílio de estudos antropométricos e outros métodos da ergonomia.

Partindo-se deste princípio, percebe-se que um projeto de jóia começa a ser percebido como um trabalho mais complexo e que requer processo, gestão, pesquisa e fundamentação; adequação, inovação e ergonomia.

O design de jóias abrange uma extensa pesquisa de tendências idéias transformadas em desenhos e protótipos. Toda a jóia ao ser lançada no mercado traz consigo um tema no qual foi inspirada, seja este de caráter cultural ou não, do desenho à execução das peças, bem como equalizar às expectativas do mercado brasileiro e mundial.

No Brasil o órgão responsável pela difusão de projetos voltados ao conhecimento da riqueza de gemas e também no design de jóia mais importante é IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos: o instituto atua, de forma integrada, em três áreas principais: a institucional, a técnica e a promocional. Para tanto, coordena ou executa, pelo lado empresarial, diversos projetos, programas e ações, como o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Gemas Jóias e Afins.

Em Agosto de 2007, ocorreu a 45ª FENINJER - Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins. Joalheiros de todo o Brasil - e também de vários países do mundo – A FENINJER é o evento de referência no calendário anual do Setor, possuindo hoje impacto muito mais amplo do que simplesmente uma feira, tendo se transformado em fórum lançador de tendências, de informações úteis, de reflexão e de debates um instrumento eficaz de promoção e desenvolvimento do setor de gemas e jóias no Brasil. Falando de Brasil, uma das referências do estilo é o designer Antonio Bernardo, nas mãos deste maravilhoso designer-artesão o ouro ganha forma, as pedras ganham brilho e as jóias transformam-se em obras de arte.

Design de Antonio Bernardo: brinco em ouro branco 18K com diamantes.
Design de Antonio Bernardo: brinco Modigliani (ouro branco 18k turmalina e diamantes).

Design de Antonio Bernardo: anel Maré (ouro amarelo 18K com turmalina Paraíba e brilhantes) e anel pensando (ouro branco 18K e diamantes).

Outro grande sucesso brasileiro é ma marca brasileira, que é ícone de beleza, sofisticação e requinte na Joalheria Mundial é a H Stern.
H Stern: - linha Stars brinco em ouro branco 18K escurecido em diamantes.

H Stern: - Linha Sofia Fiore, brinco em ouro branco nobre polido com diamantes levemente amarelados e tons matizados do cogmac até o branco.

Minha paixão pelo fascinante mundo luxuoso da jóia sempre me fez refletir: que para inovar ganhando mercado com o objetivo de diferenciar a sua coleção é preciso desenhar uma nova forma, esteticamente agradável aos olhos e confortável; um fecho funcional, de fácil manuseio; uma textura diferenciada; novos materiais alternativos..., assim pode ter certeza de que sua empresa já estará devidamente armada para começar a competir. E, para tanto, contrate um designer de Jóia, que com muita dedicação e conhecimento técnico irá lhe conduzir à um caminho de sucesso.

"...todos nós somos movidos por uma paixão, a minha, está na preciosidade que o design transforma as gemas, os metais em objetos de desejo ...." Rachel Q.

Esses dados foram retirados na pesquisa: SALEM, Carlos. Jóias: Segredos da técnica. Jóia, Design e Oficio. SCHUMAM, Walter. Gemas do mundo. Informações de projeto de jóias nas aulas da Designer de jóias e coordenadora do curso de moda da Univali – Bianka Cappuci Frisoni. Caderno de tendências de Jóias 2006-2007 IBGM.

Curiosidades:
O que é uma semi- jóia e uma bijuteria?
- Semi- jóia: São peças confeccionadas em prata de lei 925 ou em metal folheadas à ouro 18kl.
- Bijuterias: São peças em metal com um flash de ouro ou prata, só para dar a cor dourada ou prateada.
Qual é a diferença entre bijuteria e folheada à ouro?
As peças de bijuteria não podem ser molhadas e são de menor durabilidade. As folheadas à ouro podem ser molhadas e tem uma durabilidade maior.

Um comentário:

  1. Prof ficou muito bom este post sobre Jóias....é um mundo totalmente fascinante e maravilhoso p se trabalhar.....adorei o projeto que a gente desenvolveu aquele semestre ....=D

    ResponderExcluir

Este comentário será lido e posterioremte avaliado para publicação